Araraquara tem exposição com fotografias de Mário de Andrade

mario-de-andrade_abre-novoO Sesc Araraquara promove, até o dia 25 deste mês, a exposição “Mário de Andrade: Etnógrafo-Fotógrafo-Poeta”. Com 48 fotografias, a exposição retrata os locais visitados pelo escritor durante sua viagem pelo norte do país até o Peru, em 1927.

Em seu conjunto, as fotografias representam o homem, a paisagem, a arquitetura e a cultura dos locais visitados – com uma atenção especial do poeta para os universos do trabalho e do trabalhador afastados dos grandes centros da época (São Paulo e Rio de Janeiro).

Um detalhe curioso da exposição são as legendas que acompanham as fotografias. Elas foram reproduzidas conforme a grafia e a pontuação utilizadas por Mário em suas inscrições: ele costumava fazer anotações no verso das fotografias que tirava – uma mistura de dados técnicos, locais, datas e poesia. A exposição, que faz parte do calendário do Festival de Inverno 2013, também conta com fotografias do nordeste brasileiro e do interior de São Paulo.

Para quem não conhecia mais essa faceta do pai da poesia moderna brasileira (além de poeta e romancista, Mário também era musicóloco, historiador e crítico de arte), vale a pena conferir a exposição e entrar em contato com a linguagem fotográfica do escritor.

Mais informações no site do Sesc

Preço: Grátis

Data: 27/07 a 25/08

Local: Sesc Araraquara – R. Castro Alves, 1315, Quitandinha, Araraquara

Telefone: (16) 3301-7500

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s