THCine exibe o documentário brasileiro “Cortina de Fumaça”, em São Carlos

00-cortina-de-fumac3a7aO cineclube THCine exibirá, no dia 28 de novembro, o documentário brasileiro “Cortina de Fumaça”, produzido, escrito e dirigido pelo jornalista Rodrigo Mac Niven.

A exibição, que é gratuita e aberta para toda comunidade, acontecerá no Teatro Florestan Fernandes, na UFSCar, com início às 19h. Com a classificação etária de 18 anos, a atividade ocorrerá na semana do Dia Nacional pelo Combate ao Câncer e pela Cannabis Medicinal (27/11).

O DOCUMENTÁRIO

Com 88 minutos, o filme de 2011 traz informação fundamentada para o grande público através de depoimentos nacionais e internacionais. Além do Brasil, o diretor Rodrigo Mac Niven gravou na Inglaterra, Espanha, Holanda, Suíça, Argentina e Estados Unidos. O diretor visitou feiras e congressos internacionais, hospitais, prisões e instituições, dialogando com médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis. Dentre os 34 entrevistados estão: o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o Ministro da Suprema Corte da Argentina, Raúl Zaffaroni; o ensaista e filósofo espanhol autor do tratado “Historia General de Las Drogas”, Antonio Escohotado; o ex-Chefe do Estado Geral Maior do Rio de Janeiro, Jorge da Silva e o criminalista Nilo Batista.

O filme fala sobre a relação entre o homem e as drogas psicoativas e revela a discordância entre a atual classificação das drogas e o conhecimento científico sobre essas substâncias. Ainda discute a situação particular da Cannabis (maconha), seu uso industrial e medicinal, levantando fatos relacionados ao surgimento dos projetos proibicionistas e aponta para o colapso social que algumas cidades, como o Rio de Janeiro, vivem por causa da violência e da corrupção.

CONVIDADOS 

Maria Angélica Comis – Clique aqui para visualizar matéria publicada na revista FAPESP

Psicóloga, Mestre em Ciências – Psicobiologia/DIMESAD – UNIFESP, Especialista em Medicina Comportamental e Terapia Cognitivo Comportamental pela UNIFESP, Membro fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de São Paulo (ATC-SP). Atua como psicóloga no Centro de Atenção Integral em Saúde Mental (CAISM) – Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), Supervisora clínica em Terapia Cognitivo Comportamental – UniAnchieta, Consultório particular desde 2004, Colaboradora nas ONG´s – Centro de Convivência É de Lei e Plantando Consciência. Áreas de atuação: clínica e pesquisa em saúde mental e psicoativos.

Lucas Maia – Clique aqui para visualizar matéria publicada na revista Scientific American

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), com ênfase em Psicofarmacologia. Tem experiência na área de Psicofarmacologia, atuando nos seguintes temas principalmente: Plantas Medicinais com Efeitos Psicoativos, Drogas de Abuso, Transtornos Mentais, Comportamento, Reprodução e Sono. Atualmente é pesquisador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID). Sócio da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD).

Link do evento no facebook.

Vinicius de Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s