O som no terraço: os 45 anos da última apresentação dos Beatles

Concerto dos Beatles no terraço da Apple Records

Concerto dos Beatles no terraço da Apple Records

No dia 30 de janeiro de 1969, o quarteto de Liverpool fazia seu último registro ao vivo. A apresentação dos Beatles foi realizada no alpendre do estúdio musical da Apple Records, em Londres. Neste dia 30 de janeiro de 2014 se comemoram os 45 anos da apresentação do Fab Four e não podia ter passado batido pelos fãs da melhor banda de todos os tempos.

A música “Get Back” soprou a toada atraindo diversos moradores dos prédios próximos ao terraço, inclusive as pessoas que transitavam na redondeza, formando uma multidão na entrada do estúdio.  O concerto continuou com as canções “Don’t Let Me Down”, “I’ve Got a Feeling”, “One After 909” e “Dig a Pony”.

O registro histórico demonstrou a harmonia completa do quarteto, alcançando o status de melhor banda de todos os tempos. Em “I’ve Got a Feeling” nota-se a sintonia perfeita de John e Paul em um presságio que se tornaria o melhor álbum de canções bem elaboradas por ambos, falo de “Let it Be”, de 1970 e último disco da banda. O show na íntegra pode ser conferido pelo Youtube.

Na apresentação – que durou 45 minutos – Paul, John, Ringo e George quebraram a rotina das pessoas que caminhavam na fria Londres e registraram um dos melhores shows da banda, demonstrando segurança nos acordes e canções que ficaram para sempre no imaginário.

Paul, John,Ringo e George

Paul, John,Ringo e George

O show faz parte do documentário “Let it Be”, de 1970, e é interessante assistir os depoimentos das pessoas que estavam presentes e foram surpreendidas com o som do concerto. Notam-se as reações de jovens enlouquecidos e senhores reclamando do volume alto, é um contraste que demonstrou o quanto os Beatles mudaram os costumes de um período com resquícios tradicionais, bem como do conturbado desencantamento da sociedade pós-guerra, instalada na Guerra Fria de completo sentimento do medo de uma iminente reação nuclear entre E.U.A e URSS.

Os Beatles reformularam a música mundial e moldaram a mente de diversas gerações. Para comemorar os 45 anos da última apresentação do quarteto, nada mais que concluir este texto com o poema de “I’ve Got a Feeling” declamado no último volume para a multidão presente há 45 anos : “Ev’rybody had a hard year/Ev’rybody had a good time/Ev’rybody had a wet dream/Ev’rybody saw the sunshine/Ev’rybody had a good year/Ev’rybody let their hair down/Ev’rybody pulled their socks up/Ev’rybody put their foot down”.

Jorge Filholini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s