O efeito das drogas nos autorretratos de Bryan Lewis Saunders

Ambien, um dos autorretratos do artista. Fonte: BrayanLewisSaunders.org

Ambien, um dos autorretratos do artista. Fonte: BrayanLewisSaunders.org

Bryan Lewis Saunders é um artista estadunidense no mínimo curioso. É cinegrafista, poeta performático e também faz autorretratos. Nada demais até aí, aparentemente, mas Bryan realizou um experimento artístico intrigante.

Natural de Washington, nos Estados Unidos, Bryan tem 45 anos e desde os 26 desenha pelo menos um retrato de si mesmo todos os dias. Essa rotina começou precisamente no dia 30 de março de 1995 e ele pretende continuar retratando a si até seu último dia de vida. Mas este ainda não é o experimento intrigante.

Em 2011, durante 11 dias, Bryan experimentou diferentes tipos de drogas e desenhou autorretratos sob o efeito destas drogas. Os retratos documentam os efeitos das diferentes substâncias no organismo e como elas alteram a percepção do mundo e de si mesmo.

O resultado do experimento, posteriormente, viria a se tornar no livro Autoportraits Sous Drogues, de 2013 – Bryan é ainda autor de mais 7 livros.

Livro Autoportraits Sous Drogues.

Livro Autoportraits Sous Drogues.

Com o sucesso dos autorretratos na internet – mesmo aqueles antes dos experimentos sob o efeito de drogas –, seu trabalho começou a ganhar uma maior projeção e, em 2010, participou da Feira Internacional de Poesia de Barcelona. Bryan também mantêm um trabalho em que deixa um gravador de áudio ligado enquanto dorme, registrando os próprios sonhos.

Seu trabalho é realmente curioso. Confira abaixo a galeria com 45 autorretratos feitos sob o efeito de alguma droga:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vinicius de Andrade

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s