A balada comum de “Inside Llewyn Davis”

Pôster

Pôster

Era início do curso de Letras quando um amigo se aproximou e comentou que estava abandonando a vida acadêmica para se dedicar à carreira de músico. A reação foi imediata de não entender tal atitude, mas apoiei a decisão dele. Quatro anos depois, assistindo o novo filme dos irmãos Coen, Inside Llewyn Davis, compreendi o desejo de meu amigo e aprovo cada atitude que demonstra a vontade de buscar aquilo que almejar.

A nova empreitada dos irmãos Coen acompanha o personagem título na busca de sucesso na área musical, principalmente no gênero folk, em alta no final da década de 1960, período em que o filme se passa. Llewyn é um nômade que se instala nas casas de amigos para passar uma noite ou semanas, tendo como princípio tentar emplacar a carreira solo, depois que seu parceiro se suicidou.

Llewyn traça seu perfil como experiente violonista, mas que esbarra sempre no azar. Acaba tocando em bares com pouco público, não havendo visibilidade para divulgar o seu talento. Os Coen retratam em apenas um personagem o tanto de pessoas que tentam se destacar na área musical, porém a ingratidão do mercado fonográfico seleciona apenas poucos, neste quesito o filme brilhantemente dialoga com a atualidade.

Oscar Issac está convincente interpretando Llewyn, mostrando desempenho em caracterizar um personagem que ainda acredita em seu talento e almeja mostrar para todos o folk a seu estilo. Llewyn é a metáfora do artista que não terá sucesso, mesmo que tente percorrer o longo trajeto, nota-se no filme que Llewyn só caminha rumo ao indefinido, mas sempre volta para o mesmo lugar, abandonado musicalmente em caixa com diversos álbuns não vendidos. Sem deixar spoiler, o desfecho do filme diz por si o que os Coen pretendem transmitir, brilhantemente evidenciado na figura e nome do gato que acompanha Llewyn boa parte do filme.

A Balada de um Homem Comum, o subtítulo brasileiro, é coerente. A capacidade de dedilhar o violão e a sonoridade que transmite a letra de sua canção ao auditor do estabelecimento famoso de Chicago é presença forte de um homem que crê na sua habilidade, tendo como seu projeto de vida desempenhar a carreira, mesmo que o futuro não seja promissor e termine tendo sua canção tocada apenas para si.

Oscar Issac

Oscar Issac

Outro destaque na fita é o talento de Carey Mulligan, sua Jean Berkey demonstra ao mesmo tempo ódio e compaixão por Llewyn. Outro lado está Justin Timberlake que a cada filme desempenha bons papéis.

As idas e vindas de Llewyn é uma descoberta do caráter. O personagem de John Goodman é sensacional, passando para Llewyn, mesmo em tom sarcástico, a experiência que a carreira musical oferece: tendo mais contras que prós. O percurso até Chicago é o auge do filme, mesclando um tom suave de insólito, principalmente na persona de Goodman, transformando a rotina sórdida de Llewyn em algo inusitado.

Issac, Timberlake e Mulligan

Issac, Timberlake e Mulligan

“Inside Llewyn Davis” é uma homenagem ao período conturbado do século passado, onde a Guerra Fria estabelecia medo e a Guerra do Vietnã demonstrava o desencanto da sociedade, transformando nos versos do folk a voz crítica sobre as situações sociais e políticas do mundo nos meados das décadas de 1960 e 70.

E meu amigo? Meu amigo está nas idas e vindas da carreira escolhida, na busca em transformar o seu sonho em algo concreto, dedilhando em sua guitarra os versos que possam transmitir uma reflexão e boa vibração para o público.

llewyn

Em Llewyn encontro o meu amigo e neste sentido os irmãos Coen cada vez mais apresentam outra obra-prima sobre um personagem com vontade de ser aquilo que sempre almejou, mas as ironias da vida forçam o desgaste de alcançar; No entanto, mesmo que os desafios sejam espinhosos basta continuar, pois como cantou o papa do folk Bob Dylan: “The answer, my friend, is blowin’ in the wind”.

Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum, 2013

Direção: Ethan e Joel Coen

Elenco: Oscar Isaac, Carey Mulligan, Justin Timberlake e John Goodman

jorge-filholini2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s