82 anos de Johnny Cash, o eterno Homem de Preto

johnny_cash1O eterno Homem de Preto estaria completando 82 anos nesta quarta-feira (26). Johnny Cash foi um artista completo e complexo: cantor, compositor, político, apaixonado: Cash ajudou a definir o cenário musical da metade do século passado. Em quase cinco décadas transformou a música e o estilo americano, deixando e absorvendo influências desde o Rockabilly e o Rock n’ Roll até o estilo que mais o consagrou, o Country. De “Walk The Line” à sua famosa interpretação da música “Hurt”, do Nine Inch Nails, Johnny Cash compôs canções que se tornaram atemporais e conquistaram todas as gerações.
Vários astros já prestaram tributo ao cantor, entre eles Bob Dylan, Chris Isaak, Wyclef Jean, Norah Jones, Willie Nelson, U2 e Matanza.
O Livre Opinião também quer deixar sua homenagem e selecionou dez musicas que definiram a carreira de Johnny Cash, confira:

“Hurt”


Começamos já por um cover, mas que talvez seja uma das músicas do cantor mais conhecidas pelas novas gerações. O marcante da interpretação de Cash para a música do álbum The Downward Spiral (1994), do Nine Inch Nails, é seu tom de melancolia e tristeza. Cash já encarava a possibilidade de sua morte, após ser diagnosticado com problemas no sistema nervoso decorrentes de sua diabetes, quando lançou American IV: The Man Comes Around, seu último álbum em vida e que trazia “Hurt”.
A música ganhou um belíssimo videoclipe que faturaria os prêmios de Melhor Fotografia”, em 2002 e “Melhor Videoclipe”, em 2004, um ano após sua morte.

“Folsom Prison Blues”


“Hello, I’m Johnny Cash”, a consagrada apresentação feita pelo cantor no álbum At Folsom Prison Blues marca uma das principais vertentes das músicas de Cash: a vida atrás das grades. Paul Mullins escreveu um belo artigo sobre a cultura que se criou pela imagem de Johnny Cash e sua trajetória, por vezes política, por vezes midiática, pelo sistema prisional estadunidense.

“I Walk The Line”


Música de grande sucesso nos Estados Unidos (figurou no 17º lugar do Ranking Billboard das mais tocadas no país), o destaque da música também foi ampliado nas gerações mais recentes pelo filme Walk the Line, drama e musical biográfico dirigido por James Mangold e estrelado por Joaquin Phoenix (como Johnny Cash) e Reesse Witherspoon (como June Carter), que conta a trajetória do cantor e sua história de amor com a cantora norte-americana.

“Cry, Cry, Cry”


Lançada em 1955 como lado B do álbum Hey, Porter, foi uma das músicas responsáveis por alavancar o sucesso de Johnny Cash no início de sua carreira e o levaria à uma turnê com ninguém menos que Elvis Presley.

“Man In Black”


Canção de protesto, “Man In Black” é um misto do que emergiu com sua popularidade apresentando um programa de TV na emissora ABC, onde sempre vestia botas, calças e camisas pretas e sua identificação com os trabalhadores e prisioneiros, como no trecho “I wear the black for the poor and the beaten down / Livin’ in the hopeless, hungry side of town / I wear it for the prisoner who is long paid for his crime / But is there because he’s a victim of the times”.

“Ring Of Fire”


Originalmente gravada por Anita Carter, irmã de sua então futura esposa June Carter (que compôs a canção), a música se tornou um grande sucesso na voz de Cash, depois de seu lançamento em 1963. O peculiar arranjo de trompete da música foi criado pelo cantor, que afirmou ter ouvido a melodia em um sonho.

“Solitary Man”


Outro cover, mas que também se tornou um grande sucesso na voz de Cash. Lançada no disco American III: Solitary Man, a música conta a história de um homem em busca de um amor que dure e que, até lá, será apenas um homem solitário. A composição é do cantor Neil Diamond, que foi lançado em seu album de estréia, The Feel of Neil Diamond, em 1966.

“(Ghost) Riders In The Sky”


Icônica música do album Silver, de 1979, a canção chega a dar arrepios em quem está ouvindo!

Gostou? Curta nossa página e leia outros artigos do Livre Opinião!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s