
Capa do álbum Ramones, de 1976.
2014 marca os 40 anos do The Ramones. Seja pela primeira reunião do grupo (Joey, Dee Dee e Johnny), em 27 de janeiro de 1974, seja pelo primeiro show da banda, em 30 de março do mesmo ano, 1974 seria o primeiro impulso que consagraria o grupo norte-americano de punk rock no cenário musical mundial.
Numa década em que a técnica das guitarras do Pink Floyd e do Rush, a virtuose dos acordes de Tony Iommi no Sabbath e as superproduções do Glam ditavam as regras do que as gravadoras e as rádios esperavam, um trio do subúrbio nova-iorquino de Forest Hills se juntava para nadar contra a corrente. Com instrumentos baratos, Dee Dee assumia o baixo e vocais, enquanto Johnny passava sua correia na guitarra e Joey preparava suas baquetas na bateria.
A formação inicial pode parecer estranha àquela que ficou mais conhecida, mas os riffs áridos e as músicas curtas já se delineavam ali.
Já com Joey nos vocais e com suas composições tecnicamente simples e repetitivas, rápidas e diretas, os Ramones sobem ao palco do CBGB (templo e refúgio do rock underground nova-iorquino) para apresentar uma sonoridade única, fruto das influências rockabilly e das girl-bands dos anos 1960, além de bandas como The Velvet Underground e The Stooges. O nome The Ramones também vem de uma influência: Os Beatles. Fãs do quarteto inglês, todos adotam como sobrenome “Ramone”, nome usado por Paul McCartney para despistar fãs e jornalistas quando reservavam hotéis na Alemanha.
Curta a página do Livre Opinião – Ideias em Debate no Facebook e fique por dentro do nosso conteúdo.

Primeira formação do grupo.
Joey Ramone, Johnny Ramone, Dee Dee Ramone, Tommy Ramone, Marky Ramone, Richie Ramone, C. J. Ramone e Elvis Ramone passaram pela formação da banda, que gravou mais de 20 álbuns. Com a morte de Joey e Johnny, acometidos pelo câncer, o membro mais ativo do grupo nos dias de hoje é Marky Ramone, que passou pelo Brasil no ano passado tocando com Michale Graves (ex-Misfits).
Além da influência que o grupo deixou em diversas gerações de fãs e músicos ao redor do planeta (eles chegaram a realizar mais de 2.500 shows ao redor do globo) e de se consolidarem como uma das maiores bandas – não só de punk rock – da história, os Ramones deixaram saudade. Para relembrar estes 40 anos de banda, o Livre Opinião – Ideias em Debate selecionou 10 músicas que marcaram a história da banda:
Blitzkrieg Bop
(música mais conhecida do grupo, ainda que muitos não saibam que este é seu verdadeiro nome)
The KKK Took My Baby Away
Now I Wanna Sniff Some Glue
I Believe In Miracles
Commando
Somebody Put Something In My Drink
I Wanna Be Sedated
Judy is a Punk
Beat on the Brat
Pet Sematary
Sobre listas: listas são assim, agradam ou desagradam. Compartilhe nos comentários quais músicas da banda você colocaria ou removeria da lista do Livre Opinião – Ideias em Debate.
★
Eu tiraria The KKK Took My Baby Away por Havana Affair