No ano de Copa do Mundo no Brasil, o livro de crônicas de Carlos Drummond de Andrade ganha nova edição pela Companhia das Letras. “Quando é Dia de Futebol” reúne crônicas que Drummond escreveu para os jornais Correio da Manhã e Jornal do Brasil. Com o seu olhar poético, Drummond retratou o esporte preferido dos brasileiros destacando a genialidade de craques da bola, como Mané Garrincha e Pelé.
A primeira publicação de “Quando é Dia de Futebol” foi em 2002 pela Editora Record, sendo raridade encontrar um exemplar. As crônicas foram selecionadas pelos netos de Drummond, retratando o ponto de vista – poético – do autor pelos campeonatos estaduais, nacionais e Copas do Mundo, iniciando em 1954, quando a seleção brasileira foi campeã pela primeira vez, até a edição de 1986, sendo a última presenciada por Drummond, que faleceu no ano seguinte.
Além de absorver as jogadas presenciadas no estádio e depois colocar poeticamente no papel, Drummond também retratou a paixão dos torcedores, a rivalidade branda dos times, os dribles marcantes, as vitórias memoráveis, fazendo de suas crônicas o documento histórico do futebol.
Outro ponto interessante é a admiração que Drummond tinha pelos gênios da bola, Garrincha: “Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um dos seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios”; e o jogador do século Pelé: “O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé”. O rei do futebol inclusive assinou o prefácio da edição de 2002, respondendo para o poeta: “O difícil, o extraordinário, não é escrever mil textos, como o Drummond. É escrever um texto como Drummond”.
“Quando é Dia de Futebol” é uma importante seleção de crônicas do poeta maior, que transforma o futebol em sentimento e com palavras nobres retrata a paixão dos brasileiros pelo esporte, além de deixar marcado em suas crônicas os diversos lances e dribles da fase romântica do futebol.
“Quando é Dia de Futebol”
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2014
Páginas: 200
Preço-médio: R$ 34,50
O Brasil contribuiu com 3 coisas nesse mundo moderno. O futebol a música e agora só falta o novo homem. Sensacional esses textos sobre o futebol
Garrincha o melhor de todos.
O Brasil contribuiu com 3 coisas nesse mundo moderno. O futebol a música e agora só falta o novo homem. Sensacional esses textos sobre o futebol
Garrincha o melhor de todos