Departamento de Letras da UFSCar oferece curso gratuito de espanhol

???????????????????????????????

O Departamento de Letras da UFSCar oferece 40 vagas para o curso “Español em la UFSCar”. Coordenado pela Profa. Dra. Rosa Yokota, o curso é um projeto de extensão que visa oferecer à comunidade universitária aulas gratuitas de espanhol, além de proporcionar ao graduando do curso de Letras um espaço para as práticas de ensino de línguas.

O que dizem os professores do projeto

Rafaela Souza.

Rafaela Souza.

Para uma das monitoras do curso, Rafaela Souza, o curso proporciona ao graduando de Letras um cenário múltiplo e, ao mesmo tempo, enriquecedor. “Os estudantes que se inscrevem no curso são portadores de motivações e interesses diferentes”, o que torna a experiência de prática de ensino também um aprendizado.

“Essa é uma oportunidade de iniciar a docência experimentando a sala de aula, visto que é um espaço de práticas contínuas, onde o estudante tem autonomia de preparar materiais, dar aulas, corrigir tarefas e vivenciar a realidade de uma sala de aula em toda sua complexidade. Uma vez uma companheira me disse que o ‘Español en la UFSCar é um lugar ideal para se dar aula’, no sentido de que nunca encontraria lugar melhor. Agora sempre, e cada vez mais, eu me convenço desta afirmação, além disso, ainda podemos contar com a experiência de outros colegas e da profa. Rosa, sempre dispostos a nos ajudar. Como monitora do projeto há 3 anos, acredito que todos nós graduandos deveríamos passar pelo projeto”.

O que dizem os alunos do projeto

Filipe Baldin.

Filipe Baldin.

“O curso foi uma experiência muito boa. Primeiramente porque tive mais de um professor, em nossa sala eram dois, o que deu um clima diferente à aula, que normalmente são ministradas com apenas um professor em outros espaços.  Isso influenciou no dinamismo em sala de aula, em mais de um modo de explicar determinado ponto da matéria e também diferentes opiniões por quaisquer assuntos que lhes eram perguntados. Foram aulas muito boas, com muito conteúdo e, mais importante, muito espanhol”, afirma Filipe Baldin, mestrando pela UFSCar e aluno do projeto desde o segundo semestre de 2013.

Ele completa: “Para minha formação pessoal, o curso trouxe uma nova língua para ler o mundo, junto disso vieram novas canções, novos autores e realidades sociais. Tive oportunidade de usar meu jovem espanhol em uma viajem para o México e foi de grande ajuda. Quanto à minha formação acadêmica, a quantidade de textos e livros ainda não traduzida é grande e também é sempre bom ler o texto original. Com isso, sei que a língua espanhola me abrirá novas possibilidades acadêmicas”.

Ficou interessado em participar do curso?

O sorteio para as 40 vagas disponíveis para este semestre será realizado nesta quinta-feira (27/03), na praça do Departamento do Letras – ao lado do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área sul da UFSCar. Podem se inscrever alunos de qualquer curso da universidade.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

Cronograma:

Das 7h00 às 7h15 da manhã será realizada a distribuição de senhas.

Das 7h15 às 7h30 da manhã será realizado o sorteio das vagas.

A matrícula também acontece às 7h30, conforme é realizado o sorteio.

Vinicius de Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s