Primeiro álbum dos Rolling Stones completa 50 anos

Capa de "England's Newest Hit makers"

Capa de “England’s Newest Hit makers”

Neste ano o primeiro álbum da banda The Rolling Stones completa 50 anos. Lançado em 1964, primeiramente no Reino Unido, o disco consagrou-se como o mais vendido daquele ano, colocando os Stones na história do rock. Parte da Invasão Britânica, movimento que difundiu nomes consagrados do rock da Terra da Rainha, como The Beatles, The Who e The Animals para o público americano até se espalhar pelo mundo, o primeiro álbum dos Stones moldou o gênero musical e influenciou gerações.

Produzido por Eric Easton e Andrew Loog Oldham pela gravadora Decca Records, o disco contém diversos covers de blues e Rythm and blues, além do rock que consagrou a banda, originalmente composta por Brian Jones (1942 – 1969), Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Bill Wyman. Fãs assumidos do blues americano, os Stones incluíram no álbum versões de famosas canções de músicos como Bobby Troup, em “Route 66”; Jimmy Reed, em “Honest I Do”; Ellas McDaniel, com “Mona”; Slim Harpo, em “I’m a King Bee” e Chuck Berry, com a clássica “Carol”. Os riffs precisos de Keith foi um ensaio para os clássicos assinados que iriam surgir, “Satisfaction” está para provar isso, canção que nunca mais saiu das mentes de diversas gerações.

No ano anterior do lançamento de álbum, os Stones haviam divulgado dois singles  “Come On” “I Wanna Be Your Man”, o que convenceu os produtores Eric Easton e Andrew Loog a contratarem a banda para assinar com a Decca Records, e o resto é história. O primeiro álbum dos  Rolling Stones estourou no Reino Unido e em seguida consagrou-se nos EUA com o disco de ouro, na histórica Invasão Britânica comandada pelos Beatles. Uma curiosidade, quando foi lançado nos EUA o disco se diferenciou do original britânico pelo subtítulo. Enquanto no Reino Unido era apenas “Rolling Stones”, nos EUA introduziram o subtítulo “England’s Newest Hit Makers”, ocasionando na mudança de algumas faixas do álbum.

Primeira formação dos Rolliing Stones: (da esq. para dir.)  Brian Jones (1942 - 1969), Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts  e Bill Wyman.

Primeira formação dos Rolliing Stones: (da esq. para dir.) Brian Jones (1942 – 1969), Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Bill Wyman.

Problemas à parte, a partir deste álbum os Stones criaram uma legião de fãs pelo mundo e puderam mostrar nos discos sucessores maior experiência nas composições e letras, demonstrando sua importância na história da música. Os Rolling Stones tornaram-se uma das bandas mais antigas ainda em atividade, ultrapassando cinco décadas a satisfação de fãs que idolatram as diversas canções marcantes da banda que mostrou sua originalidade na conturbada segunda metade do século XX.

 

jorge-filholini2

4 comentários sobre “Primeiro álbum dos Rolling Stones completa 50 anos

  1. O disco na verdade foi lançado em 17 de abril de 1964, mas tudo bem. Só uma pergunta: quem era o empresário dos Stones quando foram lançados os primeiros compactos e por que gravadora eles foram lançados?

  2. Eu respondo… o disco foi lançado pela DECCA e o empresário era Andrew Loog Oldham, que os descobriu antes de eles entrarem em estúdio e quando ainda tocavam pelos clubes de Londres.

  3. Olá amigos leitores Cristiano e André.
    Sim, eu sei que o álbum foi lançado no dia 17 de abril, aliás é amanhã. Coloquei como neste ano o álbum completa 40 anos, no entanto, tanto faz a data específica.
    O André se adiantou, mas eu coloquei – no começo do segundo parágrafo – quem era o empresário dos Stones.

    Obrigado pela passagem!
    Att.

    Jorge Filholini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s