Cineclube Cinestésia exibe o filme “No Tempo das Borboletas”, nesta sexta (04)

No-Tempo-das-BorboletasO Cineclube Cinestésia exibirá, nesta sexta-feira (04), o filme No Tempo das Borboletas (In the Time of the Butterflies). Produção de 2001, o filme é baseado em fatos reais e retrata o período da ditadura militar na República Dominicana (1930-1961). Lá, durante 31 anos, o país foi refém das atrocidades do general Rafael Leónidas Truijilo. Com o lema “ou estás comigo ou contra mim” e com o beneplácito da Igreja, Trujillo foi responsável por ordenar inúmeros assassinatos àqueles que se opunham ao seu regime – mais de 30 mil pessoas foram assassinadas.

No enredo, a jovem Minerva Mirabal (Salma Hayek) decide tomar uma atitude para mudar este cenário e, inspirada pelo amor que sente pelo líder rebelde Lio, Minerva enfrenta, com a ajuda de suas irmãs, conhecidas como As Borboletas, toda a opressão das forças do general Trujillo até as últimas consequências.

Após a exibição do longa, haverá uma discussão que levará em conta a violência contra as mulheres e a liderança delas em processos de resistência e de transformação social, que também abrem caminho para o debate, nesta semana de 50 anos do golpe, sobre o paple das mulheres na ditadura militar brasileira, em paralelo com o regime militar na República Dominicana.

O ditador

General Trujillo

General Trujillo

Com o suporte dos Estados Unidos, Trujillo tomou o controle da República Dominicana em 1930 e o dirigiu até seu assassinato em 1961. O general acumulou grande fortuna às custas de seu povo enquanto agia com repressão sobre a oposição.Ele governou o país como se fosse sua fazenda particular. Em dado momento, calculou-se que sua família detinha 70% das terras cultivadas. Defendia a posse de tantas terras e fábricas com o fato de nelas empregar a maioria do povo dominicano. A capital do país, Santo Domingo, mais antiga cidade das Américas, fundada pelo irmão de Cristóvão Colombo, Bartolomeu, foi rebatizada de Ciudad Trujillo. O ditador mandava matar seus opositores onde quer que estivessem, mesmo se fosse em plena luz do dia, mesmo se estivessem nos Estados Unidos ou qualquer país estrangeiro. O controle do general sobre o país era total, tanto que nem precisava ocupar necessariamente o cargo de presidente – em certo momento cedeu o posto ao seu irmão Héctor.

O filme será exibido às 19h, no Auditório do Centro Cultural da USP-São Carlos, na Av.Dr. Carlos Botelho, 1465. A entrada é livre.

1797553_1470253746522719_94526002_nFilme: No Tempo das Borboletas
Ano: 2001
Duração: 95 min
Diretor: Mariano Barroso
Elenco: Salma Hayek, Edward James, Marc Anthony, Mía Maestro, Demián Bichir, Pilar Padilla e Lumi Cavazos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s