USP-São Carlos promove atividades e observação de Marte gratuitas

AA USP-São Carlos está promovendo, até domingo (13), uma série de eventos gratuitos para a observação do planeta Marte, que está em seu ciclo mais próximo da Terra. A “Semana Marciana” tem programação diversificada, com exibição de filmes, palestras e, é claro, as observações do planeta. Todos os eventos serão realizados no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC), no Observatório Dietrich Schiel.

A chamada oposição de Marte, que está ocorrendo nesta semana, é o momento em que o planeta vermelho fica em oposição ao sol e praticamente alinhado à Terra, ficando visível a noite toda. O fenômeno, que ocorre aproximadamente a cada 2 anos apenas, se deve ao cíclo de movimentação dos planetas.

Programação

Observatório Dietrich Schiel

Observatório Dietrich Schiel

As observações de Marte ocorrem sempre das 20h às 22h. As palestras, com duração de cerca de 40 minutos, são apresentadas no auditório do observatório às 21h. No domingo será exibido o filme John Carter: entre dois mundo, também no observatório.

As atividades são livres e gratuitas e não é necessária a realização de nenhum tipo de inscrição. Com exceção da exibição do longa, que tem um limite de apenas 50 pessoas, as observações não tem número limite de participantes.

O observatório fica no campus 1 da USP-São Carlos, no acesso próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma (em frente à padaria Guanabara).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s