Na madrugada do dia 15 de Abril, entre 02h00 e 06h00, o Observatório Dietrich Schiel estará aberto ao público para a observação do eclipse lunar total que ocorrerá nessa data. Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua entra na parte mais escura da sombra da Terra, denominada umbra.
Nessa ocasião, graças aos raios solares que são desviados pela atmosfera terrestre, a Lua geralmente ganha uma coloração avermelhada, com diminuição drástica do seu brilho em relação ao seu brilho normal na fase cheia, que é a fase em que os eclipses lunares acontecem. Entre 02h00 e 03h00 da manhã, aproximadamente, a Lua entra na parte clara da sombra da Terra, a penumbra, com diminuição quase imperceptível do seu brilho. Por volta das 03h00 começa o eclipse umbral, com o progressivo obscurecimento da Lua, facilmente visível a olho nu.
O evento no Observatório vai até às 06h00, embora pouco antes disso a Lua, saindo do eclipse, não poderá ser observada por conta da obstrução do horizonte, causada pelos prédios e construções que circundam o observatório. O eclipse poderá ser apreciado a olho nu e por meio dos telescópios do observatório.

Observatório Dietrich Schiel
Serviço
A observação do eclipse acontece nas dependências do Observatório Dietrich Schiel, que fica no Campus I, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.
Entrada franca.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191