O escritor Marcelino Freire – Angu de Sangue (2000), Contos Negreiros (2005), Amar é Crime (2010) e Nossos Ossos (2013) – lançou, nesta segunda-feira (5), o conto inédito “Festinha”, que faz parte do projeto Formas Breves, um selo digital dedicado ao gênero conto que busca tornar acessíveis, e com qualidade, traduções diretas e exclusivas de grandes clássicos do conto universal ou com narrativas da nova geração de escritores em língua portuguesa.
“É um projeto do grande escritor e agitador cultural lá do Sul, o Carlos Henrique Schroeder. Ele é, entre outras coisas, o criador do Festival Nacional do Conto. A defesa dele é essa: do gênero conto, por excelência. Daí bolou esses livrinhos com contos inéditos dos autores. Legítimo e provocador. Já participaram dele autores como João Anzanello Carrascoza e Andréa Del Fuego”, disse Marcelino Freire.
O conto
Marcelino também comentou sobre seu conto, que afirma ter escrito “a partir da inspiração de um amigo meu, que é campeão brasileiro de esgrima. O conto é dedicado a ele, que também é poeta. Ele me falou que adorava ficar no final da festinha, lavando os pratos da casa. Criei uma gorda que faz isso. Vai limpando a casa e passando, a limpo e raivosamente, a memória das pessoas que passaram por sua festinha. É cruelzinho…”.
O conto está disponível na versão e-book (links abaixo) por menos de R$2,00 e ainda existe a possibilidade de ser lançado em versão impressa no futuro.
- Amazon: http://bit.ly/1fLJhvw
- Apple: http://bit.ly/RgWb9I
- Google Play: http://bit.ly/1id3OYA
- Livraria Cultura: http://bit.ly/1sb5bu2
- Saraiva: http://bit.ly/1q6L5DM
O autor
Marcelino Freire nasceu em 1967, em Sertânia, Pernambuco. Viveu no Recife e, desde 1991, reside em São Paulo. É autor, entre outros, dos livros Angu de sangue (Ateliê Editorial) e Contos negreiros (Editora Record – Prêmio Jabuti 2006). É um dos integrantes do coletivo EDITH, pelo qual lançou, em julho de 2011, o livro de contos Amar é crime. No final de 2013, publicou seu primeiro romance, intitulado Nossos ossos (Record), com previsão de publicação também na Argentina, pela editora Adriana Hidalgo, e na França, pela editora Anacaona.
Confira a entrevista que o autor concedeu ao Livre Opinião – Ideias em Debate em abril deste ano, falando sobre seu novo romance, Nossos Ossos, a literatura contemporânea, sua vida e sua carreira. Leia a entrevista “Marcelino Freire: ‘A literatura que eu escolhi fazer já tem me levado a lugares aonde eu nem imaginava estar'”.
★