São Cines: Mostra do Filme Livre – 2014

SÃO CINES ORGULHOSAMENTE APRESENTA!
13ª Mostra do Filme Livre – MFL 2014
de 07 a 13 de maio em SÃO CARLOS

 

Imagem


MFL 2014

A 13ª Mostra do Filme Livre, MFL, acontecerá de 12 de março a 8 de junho no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo e nos meses de abril e maio em 30 cineclubes ao redor Brasil. Em São Carlos a mostra será realizada de 7 a 13 de maio.

Com patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura, a mostra, que é realizada desde 2002, recebeu 1060 inscrições de filmes. Destes, 198 foram selecionados pela curadoria, formada por Marcelo Ikeda, Chico Serra, Christian Caselli, Gabriel Sanna, Manu Sobral, Dácio Pinheiro, Carlos Eduardo Magalhães e Guilherme Whitaker, também idealizador do evento.

A mostra apresenta centenas de filmes nacionais de todos os formatos, gêneros e durações, a maioria feita sem apoio estatal.

Além dos filmes selecionados a programação contará ainda com obras convidadas, compondo um panorama do que há de mais ousado na produção audiovisual independente nacional. Com exibições gratuitas, os organizadores calculam atrair cerca de 10 mil pessoas, nas sessões, debates e ações nos CCBBs e pelas parcerias com os cineclubes.

Criada e organizada por Guilherme Whitaker a MFL exibe longas, médias e curtas, sempre destacando filmes que fujam do lugar comum narrativo, estético e/ou em seus modelos de produção. “Cada vez mais pessoas fazem mais filmes por todo o Brasil. Tal produção muitas vezes enfrenta dificuldades para chegar ao grande público e a MFL busca chamar atenção para estes filmes e seus realizadores, que muitas vezes fazem seus filmes sem nenhum tipo de apoio público” diz Whitaker.

A cada ano a MFL homenageia um grande nome do nosso cinema alternativo. Já foram homenageados na MFL cineastas como Luiz Rosemberg Filho, Andrea Tonacci, Eliseu Visconti, Helena Ignez, José Sette, Joel Pizzini, Sergio Ricardo, Edgard Navarro, Carlos Alberto Prates entre outros. Em 2014 a homenagem será à cineasta Ana Carolina, com a exibição de seus seis longas e debates nas três cidades sede.

CINECLUBES LIVRES

Desde 2005 a Mostra do Filme Livre realiza exibições em Cineclubes. Esse ano a MFL mantém sua tradição ampliando o alcance desses filmes livres e exibindo estas obras raras para os mais diversos públicos, que somente os Cineclubes brasileiros conseguem atingir.

Ao todo foram selecionados 33 cineclubes de 108 inscritos que receberam o Kit MFL contendo até cinco sessões inéditas da mostra, catálogo, adesivo, imã e cartaz da MFL. 

A rede São Cines foi um dos 33 Cineclubes selecionados pela Mostra.

SÃO CINES

A São Cines – rede municipal de cineclubes de São Carlos/SP – se formou em 2012 a partir de um encontro de agentes cineclubistas locais realizado durante o V Festival Contato, que contou com a presença de representantes de 8 cineclubes atuantes na cidade, com o objetivo de aproximar ações através do diálogo entre os cineclubes.

Tem como proposta descentralizar a formação em linguagem cinematográfica por meio de iniciativas autônomas de coletivos, ONGs, instituições e produtores independentes, através da difusão audiovisual de obras livres em questão de conteúdo, duração e bitola, no âmbito de ressignificar o conceito de “espaços de exibição” e de “público de cinema”.
O trabalho em rede propõe uma maneira conjunta de atuar em nossa cidade, através de atividades conjuntas como sessões integradas e oficinas; além disso, potencializa as ações nas pontas apoiando atividades e sessões próprias de cada cineclube, sem padronizá-las.

http://www.mostralivre.com
Contato: saocines@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/SaoCines

PROGRAMAÇÃO
https://www.facebook.com/events/274665859377569/281077908736364/?ref=notif&notif_t=plan_mall_activity

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s