“Diálogos Atlânticos: Cabo Verde e Brasil” traz autores cabo-verdianos à UFSCar

Brasil / Cabo VerdeO Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da UFSCar promoverá, em parceria com o Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), Oficina Cultural Candido Portinari, de Ribeirão Preto (SP), e com o Departamento de Letras, na próxima segunda-feira (19), o evento “Diálogos Atlânticos: Cabo Verde e Brasil”.

O evento, que será realizado no Anfiteatro da Reitoria, às 16h, será um encontro com os escritores cabo-verdianos Corsino Fortes, Danny Spinola, Fátima Bettencourt e Vera Duarte, com a participação dos professores Jorge Valentim (UFSCar) e Lucia Barbosa (UnB).

Diálogos Atlânticos: Cabo Verde e Brasil

Diálogos Atlânticos: Cabo Verde e Brasil

Corsino Fortes é um escritor, político e diplomata cabo-verdiano. Autor de obras como Pão e Fonema (1974) ou Árvore e Tambor (1986), sua obra expressa uma nova consciência da realidade cabo-verdiana e uma nova leitura da tradição cultural do arquipélago.

Danny Spínola, artista multifacetado, é poeta, ficcionista e pintor. Suas obras em literatura são Vagens de Sol (2005), Lágrimas de bronze (2006) e Os Avatares das ilhas (2008). Spínola é ainda presidente da Sociedade Caboverdiana de Autores.

Fátima Bettencourt é escritora e atuou nos jornais e revistas A Semana, Novo Jornal de Cabo Verde, Horizonte, Artiletra, Pré-Textos, Cultura e Suplemento Cultural dos Açores, tendo reunido parte de sua produção no livro: Um certo olhar… (2001).

Vera Duarte é poeta, ministra da Educação e do Ensino Superior de Cabo Verde e presidente da Associação Cabo-verdiana de Mulheres Juristas (AMJ).

Jorge Valentim atualmente é professor adjunto de Literaturas de Língua Portuguesa (Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa) e vice-coordenador do PPGLit, ambos da UFSCar, além de atuar como Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários UNESP-Araraquara. É ainda coordenador do Grupo de Estudos Literários Portugueses e Africanos (GELPA) e autor dos livros A quintessência musical da poesia: Rodomel Rododendro, um poema sinfônico de Albano Martins (2007) e Pelas margens do Atlântico e do Índico (Ensaios sobre as literaturas africanas de língua portuguesa) (2012).

Lúcia Barbosa é doutora em Études Portugaises, Brésiliennes et de l´Afrique Lusophone pela Universite de Paris VIII e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar.

Participe:

Segunda-feira, 19 de Maio, às 16h, no Anfiteatro da Reitoria da UFSCar. Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 – SP-310, São Carlos – São Paulo – Brasil. CEP 13565-905, Telefone: (16) 3351-8111 (PABX).

4 comentários sobre ““Diálogos Atlânticos: Cabo Verde e Brasil” traz autores cabo-verdianos à UFSCar

  1. Pingback: Em entrevista, escritores cabo-verdianos falam sobre sua literatura e os laços com o Brasil | Livre Opinião - Ideias em Debate

  2. Pingback: Em entrevista, escritores cabo-verdianos falam sobre sua literatura e os laços com o Brasil | Áfricas - Notícia minuto a minuto

  3. Pingback: Imagem da Vida | Livro Brasil Cabo-Verde é apresentado em encontro na UFSCar

  4. Pingback: Livro Brasil Cabo-Verde é apresentado em encontro na UFSCar – Imagem da Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s