
O média-metragem Migrantes trata, por meio de depoimentos e imagens marcantes, da relação de direito, trabalho e saúde dos rurais nordestinos migrantes que vão trabalhar nos canaviais do interior de São Paulo no corte da cana-de-açúcar. A ruptura com a família, condições precárias de vida, excesso de trabalho e falta de assistência à saúde são alguns dos problemas abordados.
Já o curta À Sombra de um Delírio Verde traz o fato de que mais de 40 mil Guarani Kaiowá, expulsos pelo contínuo processo de colonização, vivem hoje em menos de 1% de seu território original. Sobre suas terras encontram-se milhares de hectares de cana-de-açúcar plantados por multinacionais que, juntamente com governantes, apresentam o etanol para o mundo como o combustível “limpo” e ecologicamente correto. Na região Sul do Mato Grosso do Sul, fronteira com Paraguai, o povo indígena com a maior população no Brasil trava, quase silenciosamente, uma luta desigual pela reconquista de seu território.
Convidamos a todxs para conhecer essas obras inéditas gratuitamente na bela estrutura que o teatro do SESC nos oferece.
Confira detalhes e confirme sua presença:
http://on.fb.me/1mAzrgl
Migrantes
Sinopse: Por meio de depoimentos e imagens marcantes, o documentário trata da relação de direito, trabalho e saúde dos trabalhadores rurais nordestinos migrantes que vão trabalhar nos canaviais do interior de São Paulo no corte da cana-de-açúcar. A ruptura com a família, condições precárias de vida, excesso de trabalho e falta de assistência à saúde são alguns dos problemas abordados.
Ficha técnica:
Direção: Beto Novaes, Francisco Alves, Cleisson Vidal
Produção: UFSCar, UFRJ, UFMA, UFPI
Gênero: Documentário
Ano: 2007
Duração: 45 min
À Sombra de um Delírio Verde
Sinopse: Expulsos pelo contínuo processo de colonização, mais de 40 mil Guarani Kaiowá vivem hoje em menos de 1% de seu território original. Sobre suas terras encontram-se milhares de hectares de cana-de-açúcar plantados por multinacionais que, juntamente com governantes, apresentam o etanol para o mundo como o combustível “limpo” e ecologicamente correto. Na região Sul do Mato Grosso do Sul, fronteira com Paraguai, o povo indígena com a maior população no Brasil trava, quase silenciosamente, uma luta desigual pela reconquista de seu território.
Ficha técnica:
Direção: An Baccaert, Cristiano Navarro, Nicola Mu
Países: Argentina, Bélgica e Brasil
Gênero: Documentário
Ano: 2011
Duração: 29 min