Exibição do São Cines aborda opressão contra rurais e indígenas

MigrantesTem mais cinema em maio no SESC São Carlos! No dia 27/05 a São Cines apresentará uma sessão especial a respeito das condições de trabalho impostas aos brasileiros diariamente, abordando as perspectivas oprimidas dos rurais e dos indígenas.

O média-metragem Migrantes trata, por meio de depoimentos e imagens marcantes, da relação de direito, trabalho e saúde dos rurais nordestinos migrantes que vão trabalhar nos canaviais do interior de São Paulo no corte da cana-de-açúcar. A ruptura com a família, condições precárias de vida, excesso de trabalho e falta de assistência à saúde são alguns dos problemas abordados.

Já o curta À Sombra de um Delírio Verde traz o fato de que mais de 40 mil Guarani Kaiowá, expulsos pelo contínuo processo de colonização, vivem hoje em menos de 1% de seu território original. Sobre suas terras encontram-se milhares de hectares de cana-de-açúcar plantados por multinacionais que, juntamente com governantes, apresentam o etanol para o mundo como o combustível “limpo” e ecologicamente correto. Na região Sul do Mato Grosso do Sul, fronteira com Paraguai, o povo indígena com a maior população no Brasil trava, quase silenciosamente, uma luta desigual pela reconquista de seu território.

Convidamos a todxs para conhecer essas obras inéditas gratuitamente na bela estrutura que o teatro do SESC nos oferece.

Confira detalhes e confirme sua presença:
http://on.fb.me/1mAzrgl

 

 Migrantes

Sinopse: Por meio de depoimentos e imagens marcantes, o documentário trata da relação de direito, trabalho e saúde dos trabalhadores rurais nordestinos migrantes que vão trabalhar nos canaviais do interior de São Paulo no corte da cana-de-açúcar. A ruptura com a família, condições precárias de vida, excesso de trabalho e falta de assistência à saúde são alguns dos problemas abordados. 

Ficha técnica:
Direção: Beto Novaes, Francisco Alves, Cleisson Vidal
Produção: UFSCar, UFRJ, UFMA, UFPI
Gênero: Documentário
Ano: 2007
Duração: 45 min

À Sombra de um Delírio Verde

Sinopse: Expulsos pelo contínuo processo de colonização, mais de 40 mil Guarani Kaiowá vivem hoje em menos de 1% de seu território original. Sobre suas terras encontram-se milhares de hectares de cana-de-açúcar plantados por multinacionais que, juntamente com governantes, apresentam o etanol para o mundo como o combustível “limpo” e ecologicamente correto. Na região Sul do Mato Grosso do Sul, fronteira com Paraguai, o povo indígena com a maior população no Brasil trava, quase silenciosamente, uma luta desigual pela reconquista de seu território.

Ficha técnica:
Direção: An Baccaert, Cristiano Navarro, Nicola Mu
Países: Argentina, Bélgica e Brasil
Gênero: Documentário
Ano: 2011
Duração: 29 min

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s