Estão abertas as inscrições para “Oficina de Criação Literária” com Marcelino Freire

O escritor Marcelino Freire

O escritor Marcelino Freire

Estão abertas as inscrições para o segundo semestre da “Oficina de Criação Literária” com o escritor Marcelino Freire, no b_arco Centro Cultural. Oferecida há 7 anos pelo b_arco, a oficina tem sido um lugar de mergulho e de criação para toda uma geração de jovens escritores da cena literária paulista. Dividida em duas turmas, a oficina está agendada para as segundas e terças-feiras. Inscrições estão abertas até 25 de agosto ou até acabarem as vagas.

Segundo o b_arco, a oficina de criação abordará desde minicontos até romances e poemas, chamando a atenção para o cuidado que se deve ter com a linguagem – como fazer para “enxugar” o texto, preparar um livro, como exercitar a síntese, entre outras técnicas. Todo o trabalho será feito, principalmente, em cima dos textos apresentados pelos participantes, realizando um acompanhamento de cada projeto literário. O curso também oferece aulas especiais com a participação de renomados autores nacionais.

MARCELINO FREIRE – É um dos principais nomes e divulgadores da nova geração de escritores. Escreveu, entre outros, “Angu de Sangue” (contos, 2000), e “BaléRalé” (contos, 2003), publicados pela Ateliê Editorial. Em 2005, lançou “Contos Negreiros”, o primeiro pela Editora Record, vencedor do Prêmio Jabuti 2006 na categoria “Melhor Livro de Contos”.  Considerado um dos maiores contistas da literatura contemporânea, Marcelino lançou seu primeiro romance, intitulado “Nossos Ossos” (Editora Record), construindo um enredo que envolve amor, violência paulistana, nostalgia do Nordeste, teatro e a relação familiar.

Artista múltiplo, Marcelino é presença constante em diversos segmentos que envolvem a cultura. Criador e curador da Balada Literária, evento repleto de atrações que celebra a Arte e suas inúmeras manifestações. É também editor, tendo idealizado e lançado, em 2002, a Coleção 5 Minutinhos com livros inéditos distribuídos gratuitamente, de nomes como Glauco Mattoso, Valêncio Xavier e Manoel de Barros. Em 2003, lançou a segunda versão da Coleção, desta vez infantil, reunindo Laerte, Luis Fernando Verissimo, Haroldo de Campos, etc. Participou de várias antologias no Brasil e no exterior, a exemplo da recém-publicada “Terriblemente Felices”, pela Editora Emece (Argentina).

Em abril, Marcelino concedeu uma entrevista para o LOID  e explicou o processo criativo de seu romance, sobre a temática abordada no enredo do livro, além da situação da Literatura Contemporânea e o espaço que suas obras estão tendo nas discussões acadêmicas.

B_arco CENTRO CULTURAL – É um espaço de pesquisa, reflexão, troca e criação de arte e cultura que há sete anos investe, potencializa e fomenta debates entre público, artistas e agentes culturais. A equipe de professores é formada por criadores, escritores, filósofos e artistas de relevância no cenário nacional e internacional, que em parceria com o b_arco elaboram  cursos como projetos autorais desse artista-professor visando o desenvolvimento pessoal do aluno.

O b_arco oferece, semanalmente, uma programação variada. Com eventos, shows, peças exposições e performances, além da área de educação e pesquisa, onde são realizados cursos livres, debates e núcleos de investigação, com relevantes nomes da cultura. Sempre unindo teoria à prática, e permitindo que cada um descubra e desenvolva sua poética pessoal.

No espaço são ocorre produção e lançamento de obras de arte, peças teatrais, livros, e outros vários produtos resultantes dessas diversas formas, ganhando repercussão e desdobramentos também em outros meios. Com isso, o b_arco cumpre sua função de dar suporte à pesquisa e ao desenvolvimento artístico de seus alunos-tripulantes. Todos os envolvidos no b_arco fazem parte de uma rede de intercâmbio cultural de informação, colaboração, e difusão de conhecimento. O b_arco Centro Cultural fica localizado na rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, Pinheiros, São Paulo.

Oficina com Marcelino Freire

Oficina com Marcelino Freire

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA COM MARCELINO FREIRE

SEGUNDA-FEIRA

Período: De agosto a 15 de dezembro

Horários: Das 19h30 às 22h30

Inscrições: Até 25 de agosto ou até acabarem as vagas

Carga horária total: 51 horas (17 encontros)

Mais informações: http://barco.art.br/oficina-de-criacao-literaria-segunda-feira-3/

 

TERÇA-FEIRA

Período: De 26 de agosto a 16 de dezembro

Horários: Das 19h30 às 22h30

Inscrições: até 26 de agosto ou até acabarem as vagas

Carga horária total: 51 horas (17 encontros)

Mais informações: http://barco.art.br/oficina-de-criacao-literaria-terca-feira/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s