Porto Editora apresenta novas edições da obra de José Saramago

10294281_677683185636434_2666840693850419607_nA Fundação José Saramago apresentou, nesta quarta-feira (28), na Casa dos Bicos, as nove primeiras obras do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, publicadas pela Porto Editora, a sua nova casa editorial em Portugal. Há 35 anos as obras do autor eram publicadas pela editora Caminho.

Em uma conferência de imprensa realizada na sede da Fundação José Saramago foram apresentadas as novas edições. A principal novidade são as capas assinadas por personalidades do mundo cultural português. Cada uma delas escreveu pelo próprio punho o título das obras – o trabalho gráfico ficou a cargo do atelier Silvadesigners. A lista dos autores das capas e dos títulos a serem publicados nesta primeira etapa é a seguinte: Álvaro Siza Viera: História do Cerco de Lisboa; Armando Baptista-Bastos: A Noite; Dulce Maria Cardoso: Ensaio sobre a Lucidez; Eduardo Lourenço: A Caverna; Gonçalo M. Tavares: As Pequenas Memórias; Júlio Pomar: Manual de Pintura e Caligrafia; Lídia Jorge: O Homem Duplicado; Mário de Carvalho: A Viagem do Elefante; Valter Hugo Mãe: As Intermitências da Morte.

A partir do dia 29 de maio, os livros estarão à venda em Portugal. As obras poderão também ser adquiridas no stand que a Porto Editora dedica a José Saramago na Feira do Livro de Lisboa.

FUNDAÇÂO JOSÈ SARAMAGO

Fundada em 2007, a Fundação José Saramago é um órgão sem fins lucrativos, tendo como objetivo a divulgação da obra do escritor José Saramago, observando e respeitando, em todas as circunstâncias, os princípios éticos e morais. Outro aspecto é o apoio ao surgimento de novos autores de língua portuguesa e realização de conferências, colóquios e outras iniciativas similares sobre a obra de Saramago.

A Fundação tem como intuito o apoio e o estímulo a iniciativas e ações culturais em defesa da difusão da Literatura Portuguesa; a promoção e o estímulo a intercâmbios entre as diversas literaturas nacionais que se expressam em português e o desenvolvimento e o apoio a Cátedras Universitárias sobre a obra de José Saramago.

JOSÉ SARAMAGO

Único Prêmio Nobel de Literatura de língua portuguesa, José Saramago trabalhou em diversos segmentos culturais, destacando a literatura. Com romances que criticaram a sociedade e a doutrina religiosa vigente de Portugal, Saramago inovou a literatura utilizando na construção da narrativa a linguagem oral das classes desfavorecidas. Seus maiores trabalhos são Memorial do Convento, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Ensaio Sobre a Cegueira, História do Cerco de Lisboa, As Intermitências da Morte, Todos os Nomes, O Homem Duplicado e Caim, além de Claraboia – publicada postumamente. Saramago faleceu em 2010, aos 87 anos.

José Saramago

José Saramago

FONTE: Fundação José Saramago

Um comentário sobre “Porto Editora apresenta novas edições da obra de José Saramago

  1. Pingback: Porto Editora apresenta novas edições da obra de José Saramago | Áfricas - orgulho de ser!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s