CineUFSCar realiza sessão e debate com o cineasta Andrea Tonacci

Andrea Tonacci

Andrea Tonacci

O CineUFSCar realizará, nesta quarta-feira (11), às 19h, no Teatro Florestan Fernandes (Área Norte da UFSCar), sessão do filme Já Visto Jamais Visto, de Andrea Tonacci, depois da sessão acontecerá um debate com a presença do diretor. Considerado um dos principais diretores do Cinema Marginal, movimento cinematográfico ocorrido no Brasil na década de 1970, Tonacci dirigiu diversos filmes inovadores no cinema do gênero, como Guaranis do Espírito Santo, Conversas do Maranhão, Jouez encore, payez encore e Bang bang.

No filme Já Visto Jamais Visto, o diretor retrata um diálogo entre as memórias de um autor e as imagens que filmou e guardou ao longo de sua atividade cinematográfica. Segmentos de vida nunca exibidos, nunca revistos e nunca editados. Uma reflexão sobre imagens que permaneceram à margem da memória, e de memórias à beira do esquecimento, fragmentos impermanentes na mente e na matéria, que constituem a narrativa passional da momentânea invenção progressiva que temos de solidez do ser e do mundo.

Filho de italianos, Tonacci mudou-se para o São Paulo com a família aos onze anos de idade. Chegou a cursar Arquitetura e Engenharia, abandonando ambos os cursos para se dedicar ao cinema. Seu primeiro longa-metragem, Bang-bang, tornou-se um divisor de águas no Cinema Marginal Brasileiro, sendo escolhido para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Em 2006, seu filme Serras da Desordem valeu-lhe o Kikito de melhor diretor no Festival de Gramado. Em 2010, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, maior reconhecimento do governo brasileiro a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

CineUFSCar apresenta: “Já Visto Jamais Visto”, com a presença do diretor Andrea Tonacci

Data: Quarta-feira, 11 de junho

Horário: 19h

Local: Teatro Florestan Fernandes – UFSCar

Entrada gratuita

 

2 comentários sobre “CineUFSCar realiza sessão e debate com o cineasta Andrea Tonacci

  1. Pingback: CineUFSCar realiza sessão e debate com o cineasta Andrea Tonacci | Áfricas - orgulho de ser!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s