Aquele Abraço: 72 anos de Gilberto Gil

img-1013219-galeria-gilberto-gil-no-auditorio-ibirapuera-capa

Nesta quinta-feira (26) o cantor Gilberto Gil completa 72 anos. Artista múltiplo, Gil atravessou a segunda metade do século XX inovando a cultura. Precursor do movimento Tropicália, juntamente com outros grandes nomes da música, como Caetano Veloso, Tom Zé, Nara Leão, Jorge Mautner e a banda Os Mutantes, Gilberto Gil quebrou a tradição e alterou os ouvidos das gerações.

Sua chegada na música começou logo cedo, aos dezoito anos no conjunto “Os Desafinados” e percorreu toda a sua vida, misturando o eletrônico com a música raiz baiana, além de experimentar diversas sonoridades mundiais, principalmente o reggae. Influenciado pela Bossa Nova, tendo João Gilberto seu maior ídolo, Gil iniciou suas composições a partir dos acordes daquele movimento e de modo experimental formou traço original.

Mas foi com o parceiro Caetano Veloso que Gilberto Gil compôs canções que dialogam com os fatos ocorridos na época do regime militar, bem como os problemas sociais apontados na região do Nordeste. Militante ativo da luta contra a repressão ditatorial, em Cálice, parceria com outro grande nome da música Chico Buarque, Gil mostrou seu posicionamento político e utilizando a música contribuiu para deixar marcado o descontentamento com o governo da época.

Para homenagear esse grande artista da cultura brasileira, o Livre Opinião selecionou cinco álbuns – dos mais de cinquenta já gravados – de modo a fornecer aquele abraço aos 72 anos de Gilberto Gil. Confira:

Gilberto Gil – 1968

Gilberto Gil – 1971

Refazenda – 1975

Realce – 1979

 Acústico Mtv – 1994

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s