Cineclube CDCC da USP-São Carlos divulga a programação de Julho

logo-uspCom sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá neste mês de julho a seguinte programação:

05/07 – Morangos Silvestres

MV5BMTQyNzQwMjg0Ml5BMl5BanBnXkFtZTYwMTgyMDg4._V1_SY317_CR3,0,214,317_AL_Smultronstället, Suécia, 1957, Drama, 91 minutos

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Victor Sjöstrom, Bibi Andersson, Ingrid Thulin

Versátil Home Video

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS

Tema: Morte

Contém: Drogas lícitas, morte

Morangos Silvestres é uma das obras máximas do mestre Ingmar Bergman, sempre nas listas dos melhores da história do cinema. No caminho da Universidade de Lund, onde receberá um prêmio pelos 50 anos de carreira, o professor de medicina Isak Borg (interpretado pelo cineasta Victor Sjöstrom) relembra os principais momentos de sua vida, temendo a morte que se aproxima. Ao lado de Umberto D, de Vittorio de Sica, e Viver, de Akira Kurosawa, Morangos Silvestres é um dos mais belos filmes sobre a velhice e a memória. Essencial.

19/07 – Um Corpo que Cai

MV5BNzY0NzQyNzQzOF5BMl5BanBnXkFtZTcwMTgwNTk4OQ@@._V1_SX214_AL_Vertigo, EUA, 1958, Suspense, 129 minutos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes

Paramount Pictures do Brasil

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS

Tema: Tensão

Contém: Morte, violência moderada

Considerado por muitos como a maior realização de Alfred Hitchcock. Leonard Maltin dá a Um Corpo que Cai quatro estrelas, aclamando-o como “genuinamente um grande filme”. Filmado em famosas locações de São Francisco, James Stewart está brilhante como Scottie Ferguson, um detetive que tem medo de altura, contratado para proteger Madeleine (Kim Novak), a esposa suicida de um amigo. Depois que ele a salva de afogamento, o trabalho de Scottie se transforma em fascínio pela fria e atraente loira. Quando ocorre a tragédia e Madeleine morre, Scottie fica arrasado. Mas, quando encontra outra mulher incrivelmente parecida com sua amada, o obcecado detetive tem que desvendar os segredos do passado para encontrar a chave de seu futuro.

26/07 – Brilho de uma Paixão

MV5BMTg0NjEwNDgxNF5BMl5BanBnXkFtZTcwMjkyOTM3Mg@@._V1_SX214_AL_Bright Star, Austrália/França, 2009, Romance, 119 minutos

Direção: Jane Campion

Elenco: Abbie Cornish, Thomas Sangster, Paul Schneider, Ben Whishaw, Samuel Barnett, Jonathan Aris

Playarte Home Video

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS

Tema: Paixão

Contém: Angústia

Londres, 1818: começa o caso de amor secreto entre o poeta inglês de 23 anos, John Keats, e sua vizinha, Fanny Brawne, uma estudante de moda que diz o que pensa. Esse casal improvável começa se estranhando: ele a considera uma menina frívola ligada à moda, ela não se interessa pela literatura em geral. Foi a doença do irmão caçula de Keats que os aproximou. Keats ficou comovido pelos esforços de Fanny para ajudar e concordou em lhe ensinar poesia. Na hora em que a assustada mãe de Fanny e o melhor amigo de Keats, Brown, percebem a ligação entre eles, o relacionamento já tinha adquirido uma enorme força. Intensamente entregues e envolvidos um com o outro, os jovens amantes são levados por novas sensações poderosas. “Sinto como se estivesse dissolvendo”, Keats escreveu para ela. Juntos eles enfrentaram uma onda de obsessão romântica que ficou mais intensa na medida em que seus problemas aumentaram. Apenas a doença de Keats provou ser insuperável. Nesse período John escreveu muitos dos poemas que estão entre as obras mais populares e analisadas da literatura inglesa, sintetizada muito bem pela novelista Mary Ann Evans, contemporânea inglesa do poeta, “A paixão torna-se uma força quando encontra saída no trabalho dos nossos braços, na perícia da nossa mão ou na atividade criadora do nosso espírito”.

Apoio cultural da Locadora Vídeo 21.

O CDCC fica na Rua nove de julho, 1227, Centro.

Mais informações:

Tel.: (16) 3373-9772

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s