A Faculdade de Arquitetura da USP (FAU-USP) digitalizou a coleção da revista Acrópole e forneceu o acervo para consulta na internet. Acessando a página, o leitor poderá desfrutar das mais de 27 mil páginas da revista, que durou de 1938 a 1971.
Importante documento da área, em mais de 35 anos a Acrópole publicou projetos urbanos e forneceu um estudo sobre o crescimento da cidade de São Paulo. A revista publicou os trabalhos dos arquitetos Rino Levi, Osvaldo Bratke, Ruy Othake e Siegbert Zanetini. A revista é referência para os estudantes de arquitetura e a digitalização dela é benefício para os estudos e pesquisas da área.
O projeto da “Acrópole eletrônica” teve o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O objetivo da digitalização da revista é de fornecer a consulta facilitada para cerca de 270 cursos de arquitetura e urbanismo espalhados pelo país, pois é raro encontrar edições da revista fora da Biblioteca da FAU. Segundo o texto de apresentação do site da Acrópole, o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Hugo Segawa, escreveu: “Se a Biblioteca da FAUUSP guarda uma coleção completa da Acrópole, isto se deve à generosidade de seus professores, ex-alunos e outros benfeitores que permitiram realizar tal façanha”.
As capas da revista são extraordinárias, um trabalho caprichado de desenho e imagem que agradará o leitor. Outro aspecto interessante é a publicidade da época, ampliando o leque de pesquisa também para os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda. A revista está muito bem digitalizada, o manuseio é clássico em que o leitor folheia as páginas como se estivesse com o material físico em mãos. No entanto, é importante a digitalização da revista Acrópole de modo a contribuir para a registro e agilidade na pesquisa do material.