FAU-USP disponibiliza o acervo da revista “Acrópole” para consulta na internet

cb_bdp_ac01-capaA Faculdade de Arquitetura da USP (FAU-USP) digitalizou a coleção da revista Acrópole e forneceu o acervo para consulta na internet. Acessando a página, o leitor poderá desfrutar das mais de 27 mil páginas da revista, que durou de 1938 a 1971.

Importante documento da área, em mais de 35 anos a Acrópole publicou projetos urbanos e forneceu um estudo sobre o crescimento da cidade de São Paulo. A revista publicou os trabalhos dos arquitetos Rino Levi, Osvaldo Bratke, Ruy Othake e Siegbert Zanetini. A revista é referência para os estudantes de arquitetura e a digitalização dela é benefício para os estudos e pesquisas da área.

O projeto da “Acrópole eletrônica” teve o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O objetivo da digitalização da revista é de fornecer a consulta facilitada para cerca de 270 cursos de arquitetura e urbanismo espalhados pelo país, pois é raro encontrar edições da revista fora da Biblioteca da FAU. Segundo o texto de apresentação do site da Acrópole, o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Hugo Segawa, escreveu: “Se a Biblioteca da FAUUSP guarda uma coleção completa da Acrópole, isto se deve à generosidade de seus professores, ex-alunos e outros benfeitores que permitiram realizar tal façanha”.

As capas da revista são extraordinárias, um trabalho caprichado de desenho e imagem que agradará o leitor. Outro aspecto interessante é a publicidade da época, ampliando o leque de pesquisa também para os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda. A revista está muito bem digitalizada, o manuseio é clássico em que o leitor folheia as páginas como se estivesse com o material físico em mãos. No entanto, é importante a digitalização da revista Acrópole de modo a contribuir para a registro e agilidade na pesquisa do material.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s