25 anos da série “Seinfeld”

seinfeld

A renomada série Seinfeld completa neste mês 25 anos de sua estreia na televisão americana. Considerada por críticos o melhor sitcom de todos os tempos, Seinfeld se firmou como referência do gênero e consagrado na cultura pop dos finais do século XX. Seinfeld tirou sarro dela mesma, seus personagens nunca mudaram o caráter e a lição de moral passou longe do roteiro. Uma crítica sutil da sociedade contemporânea e sua atitude em relação ao mundo. A série foi ao ar em 5 de julho de 1989 e terminou em 14 de maio de 1998, totalizando nove temporadas.

Criada por Larry David e Jerry Seinfeld, e tendo à frente o próprio Jerry junto com Jason Alexander, Julia Louis-Dreyfus e Michael Richards, a séria foi carinhosamente apontada como o programa que fala sobre o “nada”. Em Seinfeld não há episódios em que se tem como tema uma ideia específica. O interessante são as situações rotineiras dos personagens, muitos acontecimentos foram tirados da vivência dos próprios David e Seinfeld ou encontradas em notícias de jornais.

Os cenários, até hoje, tornaram-se pontos da cultura pop, o “Tom’s Restaurant”, lugar onde os quatro se encontravam, é ponto turístico de Nova York e o bar em que Jerry apresentava seu stand up é utilizado como marco da história da série. Aliás, a introdução dos episódios quebrou a tradição do formato com uma pegada mais informal e divertida.

Vinte e cinco anos depois, Seinfeld continua sendo influência nas comédias de diversas mídias, com diálogos originais e piadas jocosas, mas de tom significativo de uma série que não fazia questão de ser certinha ou moralista para o espectador. O público também nunca pediu para isto acontecer.

Seinfed foi eleita pela TV Guide, em 2002, o “melhor programa de todos os tempos” e listou a terceira colocação pela Entertainment Weekly como “o melhor programa dos últimos 25 anos”.

O Livre Opinião, que é fã da série, selecionou cinco situações sobre o “nada” que os protagonistas vivenciaram durante as nove temporadas do programa. Confira:

George e sua secretária eletrônica

Elaine no metrô 

Jerry no confessionário

Kramer fala sobre casamento

Jerry Seinfeld em um de seus stand up 

Anúncios

Um comentário sobre “25 anos da série “Seinfeld”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s