Morre aos 80 anos o escritor e educador Rubem Alves

Rubem Alves (Foto: Divulgação)

Rubem Alves (Foto: Divulgação)

“Com o advento da indústria, como poderia o artesão sobreviver? Foi transformado em operário de segunda classe, até morrer de desgosto e saudade. O mesmo com os tropeiros, que dependiam das trilhas estreitas e das solidões, que morreram quando o asfalto e o automóvel chegaram. Destino igualmente triste teve o boticário, sem recursos para sobreviver num mundo de remédios prontos. Foi devorado no banquete antropofágico das multinacionais. E os médicos-sacerdotes? Conseguiam sobreviver, em parte porque as pessoas ainda acreditavam nos chás, cataplasmas, emplastros, simpatias e rezas de comadres e curandeiras. Foi em parte isto que impediu que se amontoassem nos consultórios do único médico do vilarejo. Além disto, o tempo durava o dobro. Por outro lado, a ausência dos milagres técnicos fazia com que as soluções fossem mais rápidas e simples. Bem dizia a sabedoria popular: “O que não tem remédio, remediado está.” Também a morte era uma solução.” (Conversas com quem gosta de Ensinar, Rubem Alves, p. 11-12).

O escritor e educador Rubem Alves morreu neste sábado (19), aos 80 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Internado desde 10 de julho no Centro Médico de Campinas, o autor foi consagrado em diversas áreas como Educação, Literatura, Filosofia e Teologia.

Nascido em 1933, Rubem Alves foi bacharel em teologia e lecionou em diversas universidades, destacando Unicamp, onde recebeu o título de Professor Emérito. Alves escreveu crônicas, ensaios e contos. Intelectual, percorreu diversas áreas culturais e de ensino, sendo notoriedade na teologia, psicanálise e educação, tornando-se referência nacional e internacional. Sua vasta obra foi traduzida para o inglês, italiano, espanhol e alemão.

Como educador, Alves inovou o método educacional do país com a obra Conversa Com Quem Gosta de Ensinar sendo referência no ensino escolar e curso superior de licenciatura. Na teologia Da Esperança se tornou uma obra importante para pesquisadores da área. A pipa e a flor, A volta do pássaro encantado, Como nasceu a alegria são obras importantes na literatura infantojuvenil. Rubem Alves também escreveu a biografia Gandhi: A magia dos gestos poéticos

Rubem Alves foi premiado em 2009 com o Jabuti na categoria Contos e Crônicas, assim como a  Menção Honrosa e Excelência em publicação de religião Transparencies of Etenity, em 2012. Em 2013 recebeu o prêmio PNBE – O Educador que queremos, pelo conjunto da obra.

O Instituto Rubem Alves contribui para conservar o acervo do escritor para pesquisa de estudiosos de seus trabalhos nas múltiplas áreas em que atuou. O instituto tem como objetivo desenvolver programas de apoio e assistência aos educadores; promover a inserção social pela educação; desenvolver programas de apoio e complemento educacional, desenvolver atividades de interação com programas governamentais; cursos e oficinas de cultura e literatura, produção de materiais de apoio didático; entre outros.

Um grande nome da cultura, Rubem Alves deixa um legado intelectual abrangente e importante para o país. A paixão pela educação transformou Rubem Alves em referência na área, como ele mesmo deixou explícito: “Quem vê bem nunca fica entediado com a vida. O educador aponta e sorri – e contempla os olhos do discípulo. Quando seus olhos sorriem, ele se sente feliz. Estão vendo a mesma coisa. Quando digo que minha paixão é a educação estou dizendo que desejo ter a alegria de ver os olhos dos meus discípulos, especialmente os olhos das crianças”.

Confira a participação de Rubem Alves no programa Provocações, de Antonio Abujamra:

Um comentário sobre “Morre aos 80 anos o escritor e educador Rubem Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s