“Definitely Maybe”, álbum de estreia do Oasis, comemora 20 anos

Capa do disco "Definitely Maybe"

Capa do disco “Definitely Maybe”

O álbum de estreia da banda britânica Oasis irá completar 20 anos. Lançado em 30 de agosto de 1994, o disco Definitely Maybe foi sucesso de vendas e é considerado um dos melhores álbuns de rock do século passado. Com o surgimento da banda, tendo como líderes os irmãos Gallagher, o disco trouxe os já aclamados clássicos como Rock ‘n’ Roll Star, Up in the Sky, Supersonic, Cigarettes & Alcohol, Slide Away, Married with Children e Live Forever, este eleito em inúmeras pesquisas musicais como o melhor single da banda.

Surgido em um período onde o grunge dominava, assim como no momento muito recente do suicídio de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, nome fundamental do rock na época, o disco do Oasis conseguiu emplacar no território britânico. Historicamente, Definitely Maybe foi o disco de estreia que vendeu mais rápido na Inglaterra, este fator foi devido a estagnação da inovação do rock na terra da Rainha, além da Inglaterra, e o mundo, ser bombardeada com o som do grunge. Deste modo, o Oasis inaugurou o período da cultura considerado BRITPOP, pois os críticos destacaram que não se via um estouro tão grande de bandas britânicas como naquela época, fato marcado somente nos anos de 1960 com os Beatles na considerada Invasão Britânica.

Em sua maioria as músicas foram compostas por Noel Gallagher, cabeça do grupo, bem como com gravações conturbadas devido as exigências da banda em relação à qualidade dos sons, Definitely Maybe ao ser lançado surpreendeu a todos e alçou a potência que o Oasis iria construir futuramente. A crítica musical elogiou o álbum e a banda conquistou fãs pelo mundo todo, tornando-se uma das melhores bandas de todos os tempos.

Depois do primeiro álbum, o Oasis gravaria mais seis álbuns de estúdio, destacando o segundo que conquistou o mesmo sucesso do disco de estreia, (What’s the Story) Morning Glory?, de 1995. Porém, as constantes brigas entre os irmão Noel e Liam Gallagher fez com que a banda terminasse completamente em 2009, fazendo com que Noel partisse para a carreira solo e Liam fundar a banda Beady Eyes.

Com genialidade e originalidade das músicas, além das poéticas composições de Noel, o Oasis foi uma banda consagrada e importante para o rock  mundial. Sempre lembrada em listas de críticas musicais e influenciou outras bandas que surgiram após o álbum de 1994.

Em comemoração aos 20 anos, foi anunciada a reedição de Definitely Maybe, em que estarão disponíveis faixas raras e inéditas, em diversos formatos para o público. Estarão no álbum comemorativo demos, gravações ao vivo e versão acústica. Escute a seguir o álbum na íntegra:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s