Promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos, com apoio cultural da Vídeo 21 e será realizado a partir das 20 horas. A iniciativa é mais uma opção para os visitantes do Observatório, que além da observação do céu, podem contar com a exibição de filmes, documentários ou animações que fazem alguma referência a conteúdos astronômicos.
Neste episódio, Carl Sagan comenta sobre as origens da vida e a evolução das espécies, especulando sobre a hipótese da existência de seres vivos em outros planetas. Ele explica o mecanismo de seleção artificial, com o exemplo dos caranguejos da espécie Heikea japonica. Em uma visita ao jardim botânico londrino Royal Botanic Gardens, ao lado de um grande carvalho, propositalmente fura o dedo com o espinho de uma rosa, a fim de dar início a uma viagem virtual ao mundo molecular, apresentando os mecanismos de replicação do DNA. Por fim, após o químico Bishun Khare demonstrar a experiência de Urey-Miller num laboratório da Universidade de Cornell, Sagan especula sobre vida extraterrestre, quando exibe então três seres imaginados por ele e seu colega físico E. E. Salpeter, também da Universidade de Cornell, que seriam capazes de viver na superfície gasosa do planeta Júpiter. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: livre.
A exibição acontece no anfiteatro do Observatório, que fica no campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191