São Cines exibe documentário “Consultório de Rua : A rua não é um mundo fora do nosso mundo” – 20/08

“Realizado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), o vídeo apresenta e discute a experiência dos Consultórios na Rua, nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro, em junho de 2013. Com duração de 22min, o documentário mostra o caminho percorrido por cinco equipes em seus desafios diários para possibilitarem o acesso, criarem vínculo, e superarem as dificuldades que o cuidado a essa população exige.” Fonte: Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) 22’25”

 

Convidados:

Maria Paula Freitas de Souza – psicóloga que compõe equipe de consultório na rua da Cracolândia, bairro da Luz. Atua em políticas públicas de saúde específicas para as pessoas em situação de rua no município de São Paulo, desde 2008. Ela trará suas perspectivas sobre essa população, as ruas e relações estabelecidas no centro da cidade, especialmente na Cracolândia, também sobre o trabalho das equipes de saúde e o Programa de Braços Abertos, projeto que envolve secretarias do Trabalho, Saúde e Assistência Social da Prefeitura de São Paulo, nessa região.

Fernando Oliveira – atual psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS-AD) de São Carlos e mestrando do Programa de Pós Graduação em Organizações e Instituições Públicas da UFSCar.

“Os Consultórios de Rua constituem uma modalidade de atendimento extramuros dirigida aos usuários de drogas que vivem em condições de maior vulnerabilidade social e distanciados da rede de serviços de saúde e intersetorial. São dispositivos clínico-comunitários que ofertam cuidados em saúde aos usuários em seus próprios contextos de vida, adaptados para as especificidades de uma população complexa. Promovem a acessibilidade a serviços da rede institucionalizada, a assistência integral e a promoção de laços sociais para os usuários em situação de exclusão social, possibilitando um espaço concreto do exercício de direitos e cidadania.” FONTE: Ministério da Saúde

Van do projeto em Caxias do Sul.

Van do projeto em Caxias do Sul.

” Sua característica mais importante é oferecer cuidados no próprio espaço da rua, preservando o respeito ao contexto sócio-cultural da população. Projetos já implantados demonstram resultados satisfatórios, com relevante produção de assistência primária, de prevenção, de melhora do acesso aos serviços de saúde e de promoção de qualidade de vida. São experiências exitosas, a nível nacional, sob supervisão e avaliação científica, cujo repertório permite sua intensificação, ampliação e diversificação das ações orientadas para prevenção, promoção da saúde e redução dos riscos e danos sociais e à saúde. A diversificação de ofertas não baseadas exclusivamente na abstinência dessa população desassistida e vulnerável permite ainda que se crie um movimento de aproximação entre ela e os serviços de saúde.”
FONTE: Ministério da Saúde

 

Quando: Quarta, 20 de agosto de 2014

Local: SESC São Carlos

*endereço: Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700

Horário: 19h30

GRATUITO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s