A GRAÇA DA FESTA

Humor. Millôr. Combinação que dá certo, sempre. Digo sempiternamente: jogar longe a solenidade. Perder a razão. Ganha-se na emoção.
Posso dizer: faz tempo que não vejo uma festa assim acontecer. E só está no começo.
Digo da décima segunda edição da Festa Literária Internacional de Paraty que começou nesta quarta. Iniciou festiva, colorida.
E promete mete.
Um acerto homenagear um gênio múltiplo como Millôr Fernandes. Isso deu gás para muito mais. Para a Festa ganhar outros ares mais salutares. E misturar todas as artes.
Jaguar, sem cerimônia, soltando o verbo sincero – revelando a cusparada, por exemplo, que o Chico Buarque disparou em direção à careca do Millôr, foi antológico. E ele também, sem arrependimentos pátrios, confessando que os três meses em que passou preso durante a ditadura militar foram os melhores meses do resto de sua vida.
“Em que outro lugar, encarcerado, confinado, eu leria o “Guerra e Paz” inteirinho?”, disse o grande cartunista. É isso. Apontar as armas afiadas de nossa língua e ironia para os clássicos. Quanto mais a literatura descer do alto da estante, se autoironizar, ficar sem frescura, mais a literatura ganhará. Sem contar a mistura etílicaliterária que tomou conta da conversa – como se em um botequim carioca estivéssemos, e não na tenda, outrora, quase sempre carrancuda e sóbria e sombria dos autores.
É esse o caminho que se anuncia para o futuro da FLIP, pelo menos é o que eu espero. Inclusive, ao testemunhar a pulsação da cidade, encantada – a nossa possível Pasárgada –, que parou irmanada, por toda a praça, para ouvir o show “Recanto”, de Gal Costa. Era a primeira vez em que a cantora baiana pisou no litoral fluminense. Nunca vi Gal tão legal, risonha e à vontade. Contaminada, creio, pelo espírito multiartístico do Millôr. Humor.
Deixar tudo à vera.
E a Festa à flor.

 

marcelinofreire

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s