Edições Sesc São Paulo lançam “Mitologia: um guia dos mundos imaginários”, do historiador Christopher Dell

mitologiaO hábito de se contar histórias é um dos mais tradicionais comportamentos humanos. Quando a criação destas histórias busca encontrar sentido maior para a vida e para as origens do mundo, nasce a mitologia. Em tempos de Game of Thrones e Senhor dos Anéis, está mais do que comprovado: os mitos, a vida imaterial e a metafísica aguçam a curiosidade e despertam o senso do inexplicável à sociedade contemporânea.

Em Mitologia: um guia dos mundos imaginários, tradução lançada pelas Edições Sesc São Paulo, o historiador britânico Christopher Dell vai até a raiz desse costume e propõe uma abordagem diferente, permitindo que o leitor faça uma comparação entre as metáforas comuns das principais tradições mitológicas: celta, greco-romana, nórdica, budista, oriental, nativo-americana, centro e sul-americana, africana e do Oriente Médio. Isso ocorre, sobretudo, pelo fato do livro estar dividido por temas, e não culturas. Ainda se destaca a diagramação que, com um projeto visual cuidadoso, reúne uma série de imagens coletadas em diversas partes do mundo.

No primeiro capítulo do livro o autor analisa o universo sobrenatural, examinando suas origens, os vários tipos de seres que o habitam e como ele interage com o mundo dos humanos. O segundo capítulo analisa como a mitologia tem sido usada para explicar a geografia e a topologia do mundo. Os seres humanos são primordiais nos dois capítulos seguintes, que mostram histórias relacionadas às origens e ao desenvolvimento do homem.Há, ainda, um capítulo sobre o importante papel dos animais nos mitos e outro sobre substâncias, materiais e objetos simbólicos. Os dois capítulos finais abordam com mais profundidade os heróis mitológicos e algumas de suas principais missões.

AUTOR – Christopher Dell é formado em história da arte pelo Instituto Courtauld, em Londres. Antes de lançar Mitologia: um guia dos mundos imaginários escreveu e organizou diversos livros sobre arte e cultura visual, como Freemasonry: a Bestiary of the Bizarre [Maçonaria: um bestiário do bizarro] e What Makes a Masterpiece? [Do que é feita uma obra-prima?].

EDIÇÕES SESC – Segmento editorial do Sesc, as Edições Sesc São Paulo têm em seu catálogo publicações em diversas áreas do conhecimento, com ênfase em artes e ciências humanas. Muitos desses trabalhos articulam-se com a programação artístico-cultural da instituição como uma das principais fontes de geração de conteúdos da editora. Com o intuito de expandir seu campo de ação, atendendo a um público cada vez maior, o Sesc firma-se como uma importante referência em publicações culturais no país.

Mitologia: um guia dos mundos imaginários
Autor: Christopher Dell
Editora: Edições Sesc São Paulo
Número de páginas: 352

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s