Centro Cultural da USP São Carlos sedia exposições de arte latina

cc_expo_setembro_14“Integração ¿Qué passa? – Arte Latina no Centro Cultural da USP”. Esse é o título da exposição de desenhos e ilustrações do brasileiro Marcus Ernesto Marchi e dos chilenos Cata Lina Plaza e Sebastián Franchini, cuja abertura acontecerá na quinta-feira, dia 18 de setembro, às 19 horas, com participação da banda “Galaxy Soul Blues”.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, nas Salas 1 e 2 do Centro Cultural, acesso pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.
Os artistas
Marcus Marchi, de 34 anos, é natural de Araraquara e vive em São Carlos. Autodidata, desenha desde criança e, a partir de 1997, começa a atuar de forma mais séria usando basicamente caneta esferográfica e explorações com lápis colorido. “Nesta data, foi quando fiz minha primeira exposição individual na cidade, com 33 obras; algumas delas serão expostas no Centro Cultural junto com trabalhos de outras épocas, ou seja, será uma antologia”, destaca o artista. Os temas recorrentes vão desde algumas divagações mais sérias sobre a introspecção do “eu” até bem-humorados, como nas ilustrações infantis. Além de expositor, ele atua como curador nesta mostra.
Cata Lina Plaza, de 19 anos, natural de Antofagasta e estudante de licenciatura em Artes Visuais, na Universidad do Chile, afirma que sempre foi apaixonada por arte e o que produz é fruto de muita observação, estudo e prática pessoal. Suas obras, que usam técnicas como aquarela, lápis colorido e tintas acrílicas, agradam a adultos e crianças com imagens envolvendo animais, natureza e música. Esta é a primeira vez que expõe seus trabalhos fora do Chile e considera a oportunidade como um “sonho que se concretiza.”
O autodidata Sebástian Franchini, de 31 anos, natural de Santiago, começou a praticar arte em papel de impressora matricial utilizando lápis e caneta esferográfica. Nas obras em exposição, utiliza lápis, lápis de cor, pastel oleoso, tinta e pintura digital. Formado pela Universidade do Chile, hoje atua como designer gráfico de jogos de videogame e já trabalhou com quadrinhos e ilustrações de livros. Referente à oportunidade de expor em São Carlos, o artista considera “emocionante e uma nova experiência; eu só tenho sentimentos de gratidão por estar no Brasil e USP.”
Os artistas têm apoio cultural de: Tec Fly Turismo, Acqua Nobre Lavanderia Industrial, Panificadora Margherita, Beto Bim Veículos, Espaço Paisagismo, Orto Especializada e Oral Clínica.
O evento é gratuito e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O Centro Cultural é ligado à Prefeitura do Campus (PUSP-SC).
Para conferir a programação completa do Centro Cultural para o mês de setembro, acesse: Programação.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9106 e 3373-8027
Fonte: PUSP-SC Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s