
Lorenna Mesquita como Florbela Espanca. Foto: VejaSP.
Está em cartaz, no teatro MuBE Nova Cultural, a peça “Florbela Espanca – A Hora que Passa”. O espetáculo, que estreou em Portugal no Dia Mundial da Poesia, agora inicia sua temporada em solo tupiniquim. A realização é da Casa de Portugal de São Paulo.
Monólogo dirigido por Fábio Brandi Torres e estrelado pela atriz Lorenna Mesquita, que vive Florbela, a peça aborda a vida e a obra da autora portuguesa em diversos âmbitos: em sua última hora de vida, Florbela questiona a si mesma e também o papel da mulher na década de 1920, reflexões que, apesar do distanciamento temporal, continuam sendo contemporâneas.
O espetáculo estreou no país no dia 06 e continuará em cartaz, aos sábados (20h30) e domingos (18h00), até o dia 28 de Setembro.
Sinopse:
Em sua última hora de vida, Florbela Espanca repassa sua vida, relembrando os principais momentos, sempre fazendo menções também à sua obra. Ela começa contando uma parábola sobre vida, morte e destino que ela escreveu inspirada num conto indiano. Em seguida, começa a discorrer sobre o que pensa a respeito da vida, suas angústias, amores e dores. Florbela apresenta-se como uma mulher angustiada e ao mesmo tempo forte, mostrando quem ela é como pessoa e artista e pede para que a aceitem, pois só assim poderão lhe ter amor. Diz que sua dolorosa experiência ensinou que ela é só e que por mais que se debruce sobre o mistério de uma alma, nunca o desvenda, que o amor não passa de uma pobre coisa banal, incompleta, imperfeita e absurda. Sente-se triste, abandonada e só, pois tem esgotado todas as sensações artísticas, sentimentais e intelectuais. Sente-se afundar. Por fim, tem esperança de que alguém ao ler seus descosidos monólogos, realize o que ela não pôde: conhecer-se.*
Confira um aperitivo do espetáculo:
Serviço:
Horários: sábados (20h30) e domingos (18h00) – veja a programação no site.
Endereço: Avenida Europa, 218- Jardim Europa (entrada pela Rua Alemanha, 221), São Paulo, 01449-000.
*Sinopse: MuBE Nova Cultural.
★