Foi anunciado, na manhã desta quinta-feira (18), o filme que representará o Brasil na disputa do Oscar 2015. O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, em São Paulo, na Cinemateca Brasileira. O longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, foi o escolhido.
O filme retrata a vida do adolescente deficiente visual e homoafetivo Leonardo (Guilherme Lobo), que encara a proteção exacerbada da mãe e a descoberta da vida amorosa. O longa, que estreou em 10 de Abril, já ganhou prêmio Fipresci da Federação Internacional de Críticos de Cinema. A última vez que um filme brasileiro foi indicado ao Oscar aconteceu em 1999 com Central do Brasil, de Walter Salles.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho concorreu com outros 17 filmes: A grande vitória, de Stefano Capuzzi; A oeste do fim do mundo, de Paulo Nascimento; Amazônia, de Thierry Ragobert; Dominguinhos, de Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar; Entre nós, de Paulo Morelli; Exercício do caos, de Frederico Caos; Getúlio, de João Jardim; Jogo de xadrez, de Luís Antônio Pereira; Minhocas, de Paolo Conti e Arthur Nunes; Não pare na pista: A melhor história de Paulo Coelho, de Daniel Augusto; O homem das multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães; O lobo atrás da porta, de Fernambo Coimbra; O menino e o mundo, de Alê Abreu; O menino no espelho, de Guilherme Fiúza Zenha; Praia do futuro, de Karim Aïnouz; Serra pelada, de Heitor Dhalia e Tatuagem, de Hilton Lacerda.
Confira o trailer: