Festival de Cinema Latino-Americano traz programação para São Carlos

banner_home18 (1)Realizada no mês de julho em 13 salas da capital paulista, a nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo promoverá itinerância de sua programação na cidade de São Carlos em outubro. As sessões acontecerão nos sábados 4, 11, 18 e 25, às 20 horas, no Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, com entrada franca.

Reconhecido como o mais importante evento dedicado à cinematografia da América Latina realizado no Brasil, o festival selecionou para o público são-carlense títulos da competição Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect, que reúne trabalhos de graduação de escolas de cinema e de audiovisual da Ciba, regional ibero-americana do Cilect (Centre International de Laison des Écoles de Cinéma et Télévision).

No total, são exibidos em São Carlos 21 produções, representando a Argentina, Brasil, Cuba, Equador e México. Na abertura, no dia 4 de outubro, estão presentes os curadores do festival João Batista de Andrade (cineasta e atual presidente do Memorial da América Latina), Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller.

Os destaques da Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect incluem o cubano “Anos de Luz”, sobre um fotógrafo que acompanhou o exército rebelde de Fidel Castro em 1958, o argentino “O Que Dizem da Selva”, vencedor em 2014 do prêmio de melhor curta nacional no BAFICI – Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, e os brasileiros “Com uma Câmera na Mão” e uma “Máscara de Gás na Cara”, sobre as manifestações de 2013 na cidade do Rio de Janeiro, e “O Pracinha de Odessa”, sobre o ensaísta e tradutor de língua russa Boris Schnaiderman.

O vencedor em 2014 foi a produção da Universidad de Buenos Aires “O Que Dizem da Selva”, de  Octávio Tavares e Francisca Oyaneder. O júri de premiação foi formado por Bárbara Sturm, diretora da distribuidora Pandora Filmes e curadora do Cinerama BC – Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú), pela pesquisadora e professora Luciana Corrêa de Araújo e pelo cineasta Marco Dutra (de “Trabalhar Cansa” e “Quando Eu Era Vivo”).

A programação em São Carlos do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é a seguinte:

Dia 4 de outubro (sábado), às 20 horas – PROGRAMA 1

Catalogárgula“Catalogárgula” – Lucas Neris, Luan Salce e Gabriel Paixão (Brasil, 2013, 6 min, UFPEL)

Sinopse: Hélio coleciona fotos. Faz isso pelos outros.


Tejo Mar“Tejo Mar” – Bernard Lessa (Brasil, 2013, 22 min, UFF)

Sinopse: João, um estudante de teatro português, está terminando sua temporada de estudos no Rio de Janeiro. É sua última semana deste lado do oceano, e ele redescobre o Rio de Janeiro ao qual chegou há dez meses.


Véspera de Natal“Véspera de Natal” – Montserrat Gómez (México, 2014, 7 min, Universidad Iberoamericana)

Sinopse: Um taxista desesperado se vê obrigado a assaltar um imitador de Papai Noel na véspera de Natal. Logo é revelado que Papai Noel também planeja executar um assalto. Antes que qualquer um deles possa atacar, são roubados por um bando de crianças que acabam sendo mais espertas.


Pablo“Pablo” – Caio Gox e Vinícius Soares (Brasil, 2013, 15 min, USP)

Sinopse: Pablo é um garoto que acaba de ficar cego. Em uma visita ao sítio de sua avó, Pablo terá que lidar com seu novo maior medo: o medo do silêncio.


PASILLO-FOTOGRAMA-720x380“Corredor” – Juan Aguilar e Santiago Andrade (Equador, 2013, 37 min, INCINE)

Sinopse: O psicólogo encarregado do programa de reintegração de presos precisa analisar o caso de um assassino esquizofrênico. Seus valores entrarão em conflito diante da realidade que é vivida na prisão.

Dia 11 de outubro (sábado), às 20 horas – PROGRAMA 2

Café Gelado e Cigarros Barato“Café Gelado e Cigarros Baratos” – Gustavo Chu (Brasil, 2013, 16 min, CEUNSP)

Sinopse: A proposta do documentário é remover o estigma negativo dado aos hipsters e mostrar de fato quem são eles e suas ideias, porém de uma maneira não usual, divertida e solta, flertando com a estética dos desenhos animados e videoclipes.


Por Um Punhado de Bolinhas de Gude“Por Um Punhado de Bolinhas de Gude” – Estíbaliz Márquez (México, 2013, 2 min, CUEC)

Sinopse: Em um cenário do velho Oeste, uma fantasia infantil pode terminar em tragédia.


Um Paraíso“Um Paraíso” – Jayisha Patel (Cuba, 2013, 13 min, EICTV)

Sinopse: Damaris e Alberto vivem na Cuba rural. Quatro meses atrás, seu filho de 12 anos cometeu suicídio. Enquanto se refugiam na família e em uma nova religião que os ajude a lidar com sua perda, um fato ainda mais perturbador se revela.


O Escapatório“O Escapatório” – Mathias Kuykendall (Equador, 2013, 23 min, INCINE)

Sinopse: Um homem sem voz ouve as confissões de todos os paroquianos, até que decide sair pelo mundo. Mas a cidade o obrigará a retornar às suas funções.


Com Uma Câmera na Mão e Uma Máscara de Gás na Cara“Com Uma Câmera na Mão e Uma Máscara de Gás na Cara” – Ravi Aymara (Brasil, 2013, 27 min, PUC-Rio)

Sinopse: Um fotógrafo, um ninja, um jornalista recém-formado, um repórter cinematográfico e um jovem cineasta compartilham suas opiniões sobre as manifestações de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.

Dia 18 de outubro (sábado), às 20 horas – PROGRAMA 3

Limbo“Limbo” – Jose Añazco (Equador, 2013, 7 min, INCINE)

Sinopse: Miranda, que tem receio de se relacionar com outras pessoas, esconde-se em casa, mas a curiosidade pelo exterior está crescendo. Um dia ela decide ir a uma festa. Tenta interagir com uma das pessoas, mas sem sucesso.


Bumba Bumba com a Minha Própria Macumba“Bumba Bumba com a Minha Própria Macumba” – Mirrah Iañez (Brasil, 2014, 15 min, UAM)

Sinopse: Escorel, um cara duro por causa da cidade dura, sentou-se na rua e virou parte dela. Diante de uma oferenda, uma grande tigela de comida depositada em uma esquina, revela-se a encruzilhada que resume sua vida.


Bê-á-Bá“Bê-á-Bá” – Diana Montero (Cuba, 2013, 15 min, EICTV)

Sinopse: Diante da autoridade de seu marido, Leoneidi, uma menina de 12 anos do interior de Sierra Maestra, em Cuba, alterna entre as brincadeiras, a maternidade e suas obrigações como esposa.


Entre Latinhas“Entre Latinhas” – Carla Leoni e Richard Dantas (Brasil, 2013, 12 min, FAAP)

Sinopse: Gregorinho é um menino da cidade grande que passa férias com sua mãe e seu avô em uma praia. Lá ele conhece Amanda, uma menina muito esperta que cata latinhas na praia para ajudar a família.


Anos de Luz“Anos de Luz” – Aldemar Matias (Cuba, 2013, 13 min, EICTV)

Sinopse: Em 1958, Gregorio Rivera adere ao exército rebelde de Fidel Castro não com uma arma, mas com sua câmera. Hoje “Goyo” conta sua história. Mas, aos 93 anos, as lembranças já não têm a mesma precisão que as fotos reveladas no quarto escuro.


O Pracinha de Odessa“O Pracinha de Odessa” – Luis Felipe Labaki (Brasil, 2013, 22 min, USP)

Sinopse: O Pracinha de Odessa é um retrato cinematográfico do ensaísta e tradutor de língua russa Boris Schnaiderman. Através de diferentes linguagens, reflete sobre a vida e obra do autor.

Dia 25 de outubro (sábado), às 20 horas – PROGRAMA 4

Unidunite“Unidunite” – Lilian Barcelos (Brasil, 2014, 10 min, UnB)

Sinopse: Uma amizade nasce nas superquadras de Brasília.


Hotel La Loma“Hotel La Loma” – Efrén Del Rosal (México, 2013, 16, Universidad Iberoamaricana)

Sinopse: Um hotel que se encontra abandonado há décadas na costa de Michoacán é moradia de um grupo de pessoas que nos contam suas histórias e sua ligação com esse lugar.


O Que Dizem da Selva“O Que Dizem da Selva” – Octávio Tavares e Francisca Oyaneder (Argentina, 2014, 23 min, UBA)

Sinopse: A relação de dois amigos começa a se transformar depois de um fato ocorrido entre eles e Martina. O que para eles representou uma descoberta, para ela significou um novo e pungente medo. A partir do contato com o mítico, eles buscam a possibilidade de se reencontrar.


A Lavadora“A Lavadora” – Eric Bitencourt (Brasil, 2014, 19 min, PUC-Rio)

Sinopse: A vida adulta parece se desmoronar sobre Cristiano. Quando Júlia o deixa, só lhe resta a estranha máquina de lavar como companhia.


Isabel“Isabel” – Ana Paula Fiorotto (Brasil, 2014, 29 min, USP)

Sinopse: Isabel trabalha como técnica radiologista. Introspectiva e desajeitada, a moça circula pelos corredores do hospital sempre “blindada” pelo seu macacão de chumbo, quando eventos estranhos começam a acontecer em sua rotina.

Uma realização da Associação do Audiovisual, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo conta com patrocínio da Petrobras e da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (através da Lei Federal n° 8.313), copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e correalização do Sesc São Paulo.

Sobre o CDCC:

logo2_cdccLocalizado no centro da cidade de São Carlos, o Cineclube do CDCC, iniciou as atividades em 1982 e encontra-se instalado em um prédio histórico construído em 1902.

O Cineclube do CDCC propicia à população são-carlense, bem como ao público universitário, uma programação diferenciada dos circuitos comerciais de cinema, pautando-se principalmente pela exibição de obras que sejam relevantes artisticamente e que possuam algum produto intelectual e discussão humanística.

Dessa forma, mais que entretenimento, é esperado que o público receba um material que propicie a reflexão e que desperte a atenção para a análise do ser humano em seus aspectos psicológicos, sociais, filosóficos e em todos aqueles que são possíveis de serem apresentados e discutidos pela sétima arte.

Serviço:

Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo em São Carlos

Dias 4, 11, 18 e 25 de outubro de 2014, às 20 horas

Entrada franca

Realização: Associação do Audiovisual

Patrocínio: Petrobras e Sabesp – Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, através da Lei Federal n° 8.313

Copatrocínio: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Correalização: Sesc São Paulo

O CDCC fica na Rua 9 de julho, 1227, Centro.

Mais informações:

Tel.: (16) 3373-9772

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s