Observatório: Sputinik – Primeiro satélite artificial é tema da Sessão Astronomia

a-historia-do-sputnik-3A Sessão Astronomia deste sábado, dia 4 de outubro, será sobre o tema “Sputnik – O Primeiro satélite artificial”.

O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado às 21 horas.

A palestrante será Jéssica Cristina Ramos, da equipe do Observatório.

Sabemos que a humanidade sempre olhou as estrelas se questionando sobre o que existiria no espaço. Atualmente muitos equipamentos são lançados na busca de responder a essas questões. Mas como isso se iniciou? Qual o primeiro satélite a ser enviado com sucesso? “Sputnik 1” era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm, pesando 83,6 kg, enviada com a missão de transmitir um sinal de rádio “beep” em 4 de outubro de 1957. Por seis meses orbitou a Terra ajudando a identificar as camadas da alta atmosfera terrestre por meio das mudanças de órbita do satélite. A palestra é comemorativa aos 57 anos do envio e vai abordar a importância desse feito.

O evento acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica no campus 1 da USP São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.

Mais informações:

Tel.: (16) 3373-9191

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s