Pra Além de Todo o Caos

Pra além de todo o caos já conhecido, centro de cidade piora em véspera de eleições. Porém, é interessante. Fui abordado por uns três candidatos a qualquer cargo. Todos na base do ‘pode confiar em mim’, ‘mudança’, ‘renovação’ e aquele banzé de sempre, mesmo que eu já tenha visto a cara de todos, nos mesmos lugares e dizendo as mesmas coisas em outras ocasiões.

Mas quem me tocou foram os cabos eleitorais: aqueles mesmos que seguram bandeira em semáforos, debaixo do sol quente, por trintão ou quarentão o dia. Sem maiores fidelidades que a necessidade, são eles que acreditam de fato no que fazem, não importa a cor da bandeira. Talvez pelo próprio fato de que não dá para levar o palco da vida a sério.

Alguns são taciturnos, outros radiantes, mas todos simpáticos para conversar e dizer as verdades sobre o que estão fazendo. Grana, mes chéries. Eu dou aulas e escrevo textos pelo mesmo motivo, como poderia vender sapatos ou plantar batatas.

Ora. Se os senhores de barba, bigode, cavanhaque e camisa alinhada que me tivessem abordado fossem tão bons quanto os cabos eleitorais que vi hoje, talvez eu tivesse algum motivo para acreditar que o que se passa na política varejista dissesse respeito a algo realmente interessante. A verdade não está nos números que repassam por conselhos de publicitários, nem nos trocentos papeis que rechearam meus bolsos. A verdade está em cada pessoa bonita que vi, dizendo a sério o que pensam de tudo isso, em que pesem suas ilusões ou certezas.

Se eu tivesse visto uma daquelas pessoas pedindo votos para ela mesma, e me pedindo não para confiar, mas para desconfiar e não tomar tudo pelo valor de face, aí eu teria encontrado, realmente, quem importa.

Julio Bastoni

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s