Marcelino Freire anuncia oficialmente a cineasta Suzana Amaral como a homenageada da 10ª edição da Balada Literária. O anúncio aconteceu na Livraria da Vila, durante a 9ª Balada Literária, em mesa onde a cineasta e Marcélia Cartaxo conversaram com o escritor Paulo Lins sobre a produção de A Hora da Estrela (1985), adaptação do clássico de Clarice Lispector.
Suzana é cineasta e roteirista, filmou mais de cinquenta documentários de curta-metragens para o extinto programa Câmera Aberta da TV Cultura. Em 1979 foi premiada no Festival de Brasília com o curta Minha Vida, Nossa Luta (melhor filme), obra que serviu de pano de fundo e inspiração para a luta pelas creches da periferia de São Paulo. Em 1986, a atriz Marcélia Cartaxo, protagonista de seu filme A Hora da Estrela, baseado na obra de Clarice Lispector, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim.
A obra de Suzana é extensa, com os filmes Hotel Atlântico (2009); Uma Vida em Segredo (2001); O Regresso do Homem Que não Gostava de Sair de Casa (1996); Procura-Se (1992) (minissérie) e A Hora da Estrela (1985).
A Balada de número 10 acontecerá de 18 a 22 de novembro de 2015.
Confira o anúncio oficial registrado pelo Livre Opinião
Pingback: Balada Literária: Escritor Paulo Lins participa de bate-papo em São Carlos | Livre Opinião - Ideias em Debate