1ª FLIPOBRE será realizada neste domingo: “É a feira dos escritores com o nome no SERASA”, diz idealizador Diego Moraes

10407557_915575478461047_3609431787581888877_n

Conheci a iniciativa de Diego Moraes por indicação do querido-amigo-escritor Marcelino Freire. Ele me enviou o link do perfil de Diego e apontou a criatividade e coragem do rapaz em comandar a inusitada e necessária 1ª FLIPOBRE, que será realizada neste domingo (7), com transmissão ao vivo via canal no Youtube. Admirado com a proposta de Diego, corri para adicioná-lo e conseguir contato para uma possível entrevista.

Solicitação de amizade aprovada piscou na minha telaDiego Moraes bem-humorado compreendeu, em conversa via chat de facebook, o quanto o Livre Opinião é durango em não ter passagem para uma entrevista ao vivo ou um telefone para discagem interurbana até Manaus, cidade em que Diego vive. No entanto, ele aceitou que a nossa entrevista fosse pelo bate-papo da rede social: “Beleza, só espero que a minha net não caia”.

Digitações a distância possibilitou a nossa conversa e foi neste tocar de teclas que clareou minha mente em relação à iniciativa de Diego sobre a FLIPOBRE ser via internet. Plataforma até hoje reprimida por diversos escritores da área. Segundo Diego, a internet é um ótimo veículo de interação e divulgação de textos para os escritores: “Não vejo sentido autores que criticam quem publica pela internet. É uma boçalidade medonha atacar autores independentes, não existe panelinhas ou bairrismo na internet. É terra de ninguém e abraça todo mundo. conheci grandes autores pela rede e fiz boas amizades. Utilizo a rede para divulgar meus livros”.

O limite de 50 participantes para a feira não intimidou Diego, que conseguiu quase juntar esse total e ainda adiantou realizar uma segunda edição prevista para o ano que vem: “Até o momento são 42 participantes, mas pode chegar a 50. 50 é o limite. Os nomes já confirmados são Carlos Henrique Schroeder, André Ricardo Aguiar, Ricardo Lísias, Pedro Tostes, Muryel de Zoppa, Marcia Barbieri, Antonio Marcos Pereira, Lucas barroso, Bruno Ribeiro, Daniela Lima, André Timm, Nilton Resende e Maikel de Abreu e mais uma galera pobre. Começa no domingo, às 3 da tarde (horário de brasília)”.

Uma das desvantagens da internet é não saber se o entrevistado está incomodado ou não, mas algo, ou pelo menos no tom de suas respostas, demonstrava que Diego era um rapaz descontraído e contente pela iniciativa. Questionado sobre o motivo de organizar a FLIPOBRE, ele explicou: “O objetivo é coroar algo que vem acontecendo faz muito tempo no Brasil: Escritores que publicam livros pela internet e moram longe e interagem somente pelas redes sociais. A FLIPOBRE é uma feira para quem não tem recursos para andar de avião ou passear na FLIP [Festa Literária Internacional de Paraty]”.

Concordei com Diego no meu já esperado jargão “sensacional” enquanto ele continuava: “A FLIPOBRE não tem glamour e não exclui ninguém. Basta ter uma webcam e pagar 5 reais numa lan house para participar. Só que a demanda de participantes está sendo muito grande e estamos pensando em esticar a feira trimestralmente. A próxima rola em março [dia 8]. Hangout aceita no máximo dez pessoas por papo”.

Diego Moraes

Diego Moraes

Sobre a viver em lugar fora do eixo literário de grande divulgação e de famosas feiras, Diego opinou que “não acho que o autor deva ser medido por prêmios ou participação em feiras, mas autores da região Norte e Nordeste geralmente não são lembrados, não por falta de qualidade literária, mas porque estão longe de eventos”. “O grande barato da FLIPOBRE é o conforto e a comodidade. Poder bater um papo com outros escritores do seu quarto. A maioria dos escritores da primeira edição da FLIPOBRE começaram divulgando seus textos na internet. Eu, Tadeu Sarmento, Bruno Ribeiro, Vanessa Almeida, Maikel de Abreu”.

Em relação às discussões – na nossa conversa ainda não havia saído a programação – que serão abordadas, Diego logo contou – acredito com um grande sorriso no rosto – ser o escritor Lima Barreto: “Ainda estamos em discussão sobre os temas, mas será algo bem diferente dos discutidos na FLIP. Adianto que Lima Barreto é o grande homenageado da primeira FLIPOBRE. Vamos abrir a feira lendo algo dele”. “A Literatura é uma arte ingrata que geralmente maltrata muitos. Lima Barreto é um dos que sofreram tentando viver de sua arte e não conseguiu. Reconhecemos o Lima como um gênio pobretão, mas não somos tão nacionalistas, Dostoiévski poderá ser homenageado na próxima”,

Perguntado sobre a idealização do evento e se tinham apoiadores, Diego sempre afiado destacou: “Idealizei a FLIPOBRE, mas conto com os apoiadores Roberto Menezes e Gustavo Serrate, que tocarão o barco caso minha net caia no evento. Só tem escritor pobre na FLIPOBRE. Gente que está devendo o carnê da Tele Sena e da Casas Bahia. A FLIPOBRE é a feira dos escritores com o nome no SERASA”.

Bom, pelo menos a net na nossa conversa não caiu e Diego encerrou falando um pouco de sua árdua carreira na Literatura: “Publiquei três livros. O primeiro eu renego por ser muito ruim e os outros dois foram publicados graças a minha visibilidade na rede. Sou autor de “A fotografia do meu antigo amor dançando tango (contos/2012)” e “A solidão é um deus bêbado dando ré num trator (poesia/2013)”. Meu quarto livro sai até julho pela editora portuguesa Douda Correria de Portugal”. “Esqueci de falar: “A fotografia do meu antigo amor dançando tango” e “A solidão é um deus bêbado dando ré num trator” foram lançados pela Editora Bartlebee”. “Sou pobre. preciso vender meu peixe”, finalizou o escritor e idealizador da feira literária mais original do ano.

Confira a programação da FLIPOBRE:

10170766_943542495665588_8142356023915412779_n

2 comentários sobre “1ª FLIPOBRE será realizada neste domingo: “É a feira dos escritores com o nome no SERASA”, diz idealizador Diego Moraes

  1. Pingback: Anderson Petroni e Le Tícia Conde ao LOID: “trepe com as palavras que um dia gozará poemas” | Livre Opinião - Ideias em Debate

  2. Pingback: “- Você é louco? / – Não, sou poeta”: 20 de Outubro, dia do Poeta | Livre Opinião - Ideias em Debate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s