Semana Inclusiva no SESC-São Carlos

SESC-São-carlos1

O Sesc SP promove a Semana Inclusiva, em parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Apresentações diversas, oficinas e muitas atividades que estimulam o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiências, em ações culturais, esportivas e de lazer. As atividades são gratuitas e acessíveis nas unidades do Sesc na Grande São Paulo, Interior e Litoral. De 2 a 7

Bate papo

Daniela Caburro

Artista plástica (pintura com a boca e integrante da Associação dos Pintores com a boca e os pés com sede na Suíça), natural de São Carlos SP, trabalha com artes plásticas desde 1994. Por meio da Associação, tem suas obras reproduzidas (cartões, calendários) no Brasil e exterior. Além da pintura, Daniela realiza palestras motivacionais, oficinas de pintura, fotografia, web designer e teatro. Em 2011, foi lançada sua biografia intitulada Menina de Arte.

Dia 5, sexta, às 19h30. Convivência. GRÁTIS. Livre

Vivência

Experimentando pinturas

Com Daniela Caburro                                                      

Por meio das tintas e das telas, a oficina busca proporcionar um momento de experimentação artística ao público de todas as idades.

20 vagas. Inscrições no início da atividade.

Dia 6, sábado, às 14h. Convivência externa. Grátis. A partir de 10 anos

Vivências e clínicas

Programa Sesc de Esportes na Semana Inclusiva                                                                      

Vôlei Sentado, Golbol e Handebol em cadeira de rodas, para alunos inscritos no Programa Sesc de Esportes. Com os Instrutores de Atividades Físicas do Sesc e atletas de São Carlos.

De 2 a 5, terça a sexta, a partir das 14h30.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Livre

Festival

Dominó adaptado

Atividade que pretende estimular a prática deste jogo. Participação do Projeto de Educação Especial – Prefeitura Municipal de São Carlos.

Dia 4, quinta, às 17h30. Galpão. GRÁTIS. Livre

Torneio

Golbol

Modalidade disputada por pessoas com deficiência visual com uma bola de guizo. Participação das equipes de São Carlos e Limeira.

Dia 6, sábado, às 10h. Ginásio de eventos. GRÁTIS. Livre

Espetáculo infantil

Pandolfo Bereba

Pandofo Bereba era príncipe. E todos sempre esperam que os príncipes sejam lindos, encantadores e perfeitos. Acontece que Pandolfo não era lindo, nem encantador e muito menos perfeito. O espetáculo é uma espécie de conto de fadas às avessas, já que o príncipe não segue o padrão que costumamos encontrar na maioria das histórias infantis. Esta história de Eva Furnari faz parte da coleção “O Avesso da Gente”. Com Cia Circo de Trapo.

Dia 6, sábado, às 16h. Teatro. GRÁTIS. Livre. Retirada de ingressos no dia da atividade

VII Festival

Natação inclusiva

Festival da modalidade em que participam pessoas com e sem deficiências, com alunos do Projeto Atividades Físicas Adaptadas PROAFA UFSCar Prefeitura Municipal de São Carlos SME e SMEL e inscritos nos cursos de práticas aquáticas do Sesc São Carlos.

Dia 7, domingo, às 9h30. Piscina aquecida. GRÁTIS. Livre

Aula aberta

Yoga no escuro

Aula de Yoga com os olhos vendados, em que serão realizadas posturas da modalidade de maneira sensitiva, com os olhos vendados. Orientação: Odeci Arufo Benatti.

Dia 7, domingo, às 10h30. Sala de atividades corporais. GRÁTIS. A partir de 16 anos

Contação

Tricontando histórias – O Avesso da gente

Para contar as histórias desta coleção, Eva Furnari escolheu alguns fios e costurou um bordado. Você já viu avesso de bordado? Tem nó, tem linha pendurada, é uma confusão! Não dá nem para acreditar que aquele lado feioso faz parte do lado direito, todo bonito. Pois é, o avesso da gente é parecido com isso. Tem coisas que às vezes a gente não quer mostrar, só quer esconder. A beleza, porém, está em saber que todo o direito da gente tem avesso, ou todo avesso tem seu direito, assim como toda sombra tem sua luz. Inspirada nesta coleção de livros a Cia. Circo de Trapo narra as histórias Lolo Barnabé e Pandolfo Bereba, evidenciando e valorizando as diferenças, trazendo também canções e brincadeiras com palavras no melhor estilo Eva Furnari.

Dia 7, domingo, às 11h. Convivência. GRÁTIS. Livre

Oficina

Poesia em braille
A atividade possibilita conhecermos o alfabeto para deficientes visuais (BRAILLE), produzindo em uma impressora especial poemas de autoria dos participantes ou de seus poetas preferidos.

Dia 4, quinta, às 19h. Internet livre. GRÁTIS. 12 anos

Oficina

Ferramentas digitais de inclusão: NVDA e DOSVOX
Instalação e demonstração dos programas NVDA e DOSVOX. O NVDA é indicado para pessoas com deficiência visual. O programa lê o que ocorre na tela durante a navegação com o uso do mouse e do teclado. O DOSVOX é um sistema para computadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz. Para professores, pessoas com deficiência visual e interessadas em geral.

Dias 4 e 5, quinta e sexta, às 15h30. Internet livre. GRÁTIS. Livre

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s