Chegou aquele dia em que se celebra a união dos povos, mas se nem entre seus parentes você consegue ter certa harmonia, imagine no mundo. Sabe aquele tio que te enche por ter escolhido um curso de Humanas: “Isso dará dinheiro?”. Aquela sua tia que pergunta dos “namoradinhos”. O cunhado “brincalhão” que segrega homoafetivos e afrodescendentes. O primo reaça que aplaude Bolsonaro e o vovô que ainda faz a piada do pavê.
Bom, de nada vai adiantar correr para as colinas, mas o Livre Opinião – Ideias em Debate criou uma lista com os filmes com temática natalina para você curtir longe da ceia. Ah, e Feliz Natal.
Papai Noel às Avessas (Bad Santa, 2003)
Produzido pelos irmãos Coen, este filme mostra um Natal completamente diferente e um Papai Noel longe dos esteriótipos jogados aos olhos da sociedade. Um dos melhores trabalhos de Billy Bob Thorton, aliás foi indicado ao Globo de Ouro na época por essa atuação.
Duro de Matar (Die Hard, 1988)
Clássico dos clássicos de ação dos anos de 1980, Duro de Matar forneceu um dos maiores personagens do cinema: John McClane (Bruce Willis). Uma festividade natalina diferente comemorado em um edifício enorme, tornando-se palco de carnificina. Tiros para todos os lados. Willis soltando piadas icônicas e cenas memoráveis. Um ótimo programa para estar longe do tio que critica Humanas.
Esqueceram de mim II e II (Home Alone I & II)
Outro clássico natalino. Incansáveis vezes transmitidas em especiais de natal na televisão, os dois filmes se tornaram referências na área de comédia e decolou a carreira de seu protagonista Macaulay Culkin. Quem nunca imaginou fazendo armadilhas ou quando criança estar em Nova York sozinho? Pois é, para você que quer correr do seu primo reaça, essas duas nostalgias farão melhorar o seu Natal.
O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993)
Produzido e coescrito por Tim Burton, esta animação singular conta a história de Jack Skellingto, cansado de viver na Cidade do Halloween descobre um portal para a Cidade do Natal. Um ótimo filme para puxar seu sobrinho pequeno para longe das conversas conservadoras dos parentes.
Gremlins (Gremlins, 1984)
Outro clássico dos anos de 1980, Gremlins distorceu o Natal e nos apresentou uma das melhores espécies de “monstros” do cinema. Seria bom ganhar de presente de Natal um Mogwai para molhar e causar na ceia. Um excelente filme para abraçar a família e assistir juntos.