URZE – Companhia de Dança promove Curso de Verão

urze

A Urze Companhia de Dança, dirigida pelo professor e coreógrafo Francisco Silva, a fim de promover uma troca de experiência em arte e dança e incentivar a formação de bailarinos, futuros docentes e professores que já atuam no ramo, traz a São Carlos o Curso de Férias 2015.

O curso será realizado no interior do estado de São Paulo, de excelente qualidade e com um valor acessível, com profissionais renomados no cenário da dança nacional e internacional. Duração: de 12 a 24 de janeiro de 2015. Pode participar qualquer pessoa que tenha noções de movimento e dança, não precisa ser profissional. As aulas ocorrerão no Espaço Urze e na Academia Perfomance, ambas localizadas na cidade de São Carlos/SP. Contato pelo e-mail urzeciadanca@gmail.com e pela fanpage da URZE.

Curta a nossa página no facebook

10893614_639132589545778_577838932_n

URZE – Em janeiro de 2006, Francisco Silva realizou um antigo sonho de criar uma companhia de dança profissional. Buscando uma formação continuada e diversificada, Francisco traz anualmente profissionais brasileiros e estrangeiros para residências, oficinas e criações coreográficas. Estar em constante diálogo com outras companhias, coreógrafos e espaços oportuniza a divulgação e circulação do trabalho da Urze Companhia de Dança.

O foco do ensino da dança e dos espetáculos da Urze priorizam a aprendizagem e a pesquisa, a técnica e o conhecimento anatômico, a individualidade e identidade de seu elenco, a dramaturgia, a troca de experiências em processos colaborativos e laboratórios de criação. A dança que em que acreditamos é diferenciada, tem identidade, traz experiência de outros profissionais para potencializar o que já é feito como meta e coloca São Carlos no cenário da dança contemporânea brasileira. A Urze faz parte de um projeto de extensão da UFSCar. Confira a entrevista com o idealizador da URZE, Francisco Silva. realizada pelo LOID.

10899807_639131412879229_1760656631_n

Os Profissionais

Harrison Gavlar

Formado pela Royal Academy of Dance, tem em seu currículo companhias renomadas no Brasil: Cisne Negro Cia de Dança, Cia de Dança Deborah Colker e atualmente é bailarino da Quasar Cia de Dança. Como coreógrafo desenvolve trabalhos neoclássicos e contemporâneos em diversas escolas e grupos do país. No curso, ministrará aulas de dança contemporânea (nível intermediário-avançado).

Lenon Vitorino

Começou seus estudos em dança no ano de 2007, em Marília no interior de São Paulo. Em 2009 decidiu aprofundar seus conhecimentos e ir para São Paulo onde entrou no Raça Centro de Artes, tendo aulas com grandes professores como: Roseli Rodrigues, Edy Wilson, Andrea Spósito, Jhean Allex, Liliane de Grammont, Alex Soares, Eduardo Menezes, Silvana Franzoi, Eduardo Bonnis, Jorge Peña entre outros. Logo mais, em 2010, adentrou como bailarino na companhia Raça Cia de Dança de São Paulo permanecendo até 2013. No mesmo ano prestou audição para Anderson Couto Cia de Dança, da qual se juntou a um dos ex-bailarinos do Raça, tendo aulas com: Anderson Couto, Francisco Silva, Márcio Rongetti, Marcio Alves, entre outros profissionais. Também participou de worshops oferecidos pela Fundação Boticário com cias internacionais e nacionais, participou do 6º Congresso de Jazz travando assim contato com vários estilos de jazz e de professores renomados, tanto nacionais como internacionais.

Com uma técnica de jazz forte, vinda da coreógrafa Roseli Rodrigues, faz uma grande mistura com todos os outros estilos e vivências de bailarino, tanto dentro da área contemporânea, como em danças urbanas e dança de salão. Aliando à aula uma explosão de diferentes dinâmicas, técnicas, tônus, intenções e garantindo ao bailarino poder expressar bem mais do que com o corpo, com alma.

Marcio Rongertti

Começou seus estudos com Hulda Bittencourt do Cisne Negro e participou da fundação e como bailarino na Cisne Negro Cia de Dança. Teve excelentes professores como Tatiana Leskova, Eugênia Feodora, Héctor Zaraspe, Alphonse Pollin, Victor Navarro e muitos outros. Já dançou no Ballet Stagium, Ballet da Cidade de São Paulo, Ballet Ismael Guizer, Ballet da Cidade de Niterói e Victor Navarro Cia de Dança. Viveu na Europa por treze anos, dançando e ministrando aulas em diversos lugares como: Theatre Coreografique de Rennes – França; Ballet do Teatro Nacional – Lisboa/Portugal; Ballet do Teatro Liceu de Barcelona – Espanha; Dart Cia de Dança – Barcelona/Espanha – e Ana Maletas Cia de Dança – Barcelona/Espanha; Ballet do Teatro Principal de Thessalonique – Grécia. Obteve premiações importantes participando de grandes festivais pelo mundo: melhor coreógrafo – Brasil, e melhor bailarino estrangeiro – Grécia. Atualmente é Maître de Ballet na Cisne Negro Cia de Dança, Anderson Couto Cia de Dança e Deborah Colcker Cia de Dança. Atua como jurado e professor convidado nos festivais do Brasil. No curso, Márcio trabalhará a técnica “barre à terre”, com exercícios especialmente desenvolvidos para o solo.

Francisco Silva

Fundador, diretor e coreógrafo da Urze Companhia de Dança em São Carlos, SP. É artista profissional da dança desde 1995, tendo sua formação nuclear na dança moderna. É também diretor e curador da Mostra Internacional de Videodança de São Carlos e professor de Dança Contemporânea no Espaço Cultural Cinque Sensi – São Paulo, onde ministra aulas para a Companhia Anderson Couto. No curso, Francisco atuará como professor em diversas modalidades, da dança contemporânea à moderna, com turmas exclusivas para maiores de 40 anos. Também será o mediador das sessões de videodança que acontecerão nas duas semanas do curso.

Paulo Zicarelli

Bailarino e profissional de Educação Física formado pela Universidade Federal de São Carlos. Também faz parte do elenco da URZE Companhia de Dança desde 2006, atua com treinamento personalizado e metodologia de treinamento em musculação. Ministra oficinas de prevenção de lesões e condicionamento físico para bailarinos desde 2008. Estará à frente de duas modalidades: Profilaxia na Dança e Condicionamento Físico para bailarinos. O primeiro tem como objetivo explicar e exemplificar os principais mecanismos de lesão e suas formas de prevenção, de maneira objetiva e prática, tendo como foco as exigências físicas da dança. A oficina de Condicionamento Físico para bailarinos abordará de forma prática e explicativa, alguns métodos de treinamento das principais capacidades exigidas na prática da dança, direcionando para o aumento das habilidades e funções motoras necessárias às diferentes técnicas.

Leonardo Ramos

Crítico e pensador da dança, Leonardo Ramos possui um vasto e reconhecido currículo no cenário da dança nacional. Esteve por muitos anos a frente do Ballet de Londrina, dirigindo turnês nacionais e internacionais, e já atuou como Secretário Municipal de Cultura de Londrina. Trabalha de maneira única a linguagem do ballet clássico adaptada para bailarinos contemporâneos. No curso, Leonardo ministrará a técnica que desenvolveu para bailarinos contemporâneos.

Jaqueline Alves

Iniciou seus estudos de ballet clássico aos sete anos de idade no Conservatório Municipal Cacilda Becker – Pirassununga/SP, onde se formou como bailarina no ano de 2008. Participou de workshops e cursos com renomados profissionais, dentre eles: curso de metodologia da escola Vaganova com Rosângela Souza; curso de técnica feminina, repertório e corpo de baile com Myrna Jamus. Em 2011 começou a frequentar as aulas de dança contemporânea de Francisco Silva e em 2012 ingressou como bailarina na URZE Companhia de Dança, atuando até o presente momento. Ministrará as aulas de Ballet Clássico Iniciante, com movimentações básicas do ballet promovendo a reflexão, a prática e a construção do conhecimento desta técnica com os alunos.

Luciana Moretti

Começou os estudos de dança no Colégio São Carlos em 1997, passando em 2003 pela Fábrica de artes. Neste tempo, fez aulas de balé clássico, jazz e sapateado, fez alguns cursos de contemporâneo e se interessou pela área, assim sendo em 2009 iniciou seus estudos com Francisco Silva, participando desde então da Urze Companhia de Dança. Em 2012 graduou-se em Dança pela Unicamp, participando de projetos e pesquisas acadêmicas. Atualmente ministra aulas de dança e artes no Colégio Objetivo Júnior e no presente curso oferecerá as aulas de Educação Somática, como uma nova maneira de pensar a relação corpo e espaço.

10888290_639131579545879_911159271_n

Confira a Progamação do Curso de Férias

SEMANA 1

semana1

SEMANA 2

semana2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s