O escritor Mário de Andrade será homenageado na edição 2015 da Festa Literária de Paraty (Flip). O anúncio foi realizado pela organização do evento, que neste ano está completando 70 anos de morte de Mário de Andrade. A 13ª edição da Flip acontece entre os dias 1º e 5 de julho.
Nesta edição, o escritor será assunto em mesa de debates, exposições, leituras e lançamentos de novos volumes de sua obra.
Mário de Andrade foi um expoente da cultura nacional. Agitador, juntamente com grandes nomes da literatura, idealizou a histórica Semana da Arte Moderna de 1922. Seus clássicos são Paulicéia Desvairada e Macunaíma. O primeiro é um livro de poemas em que Mário descreve o contraste entre o moderno e antigo da cidade de São Paulo. Já em Macunaíma, o autor discorre uma saga do anti-herói do título passando pela mata até a metrópole paulistana, mesclando folclores e tradições afrodescendentes e indígenas.
Livre Opinião na Flip-2014
Pela primeira vez, o LOID foi até Paraty para cobrir a 12ª edição da Flip, realizada no final de julho e começo de agosto. O escritor homenageado foi Millôr Fernandes. Na mesa de abertura, o cartunista Jaguar contou um pouco sobre a relação de amizade entre os dois durante o período em que trabalhavam n’O Pasquim. Autor convidado para participar de uma mesa oficial no evento, o escritor português Almeida Faria concedeu uma entrevista para o LOID, em que falou sobre a carreira literária. A equipe também cobriu a exposição de desenhos feita por Millôr, realizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS); assim como os eventos Off-Flip.
Legal!
Pingback: “Eu sou um escritor difícil”: 70 anos sem Mário de Andrade | Livre Opinião - Ideias em Debate