O Cândido – Jornal da Biblioteca Pública do Paraná fez uma excelente pesquisa sobre quais foram os livros nacionais mais emblemáticos dos últimos 20 anos. Diversos professores acadêmicos da área e escritores foram procurados para darem o aval. Os livros mais citados foram Dois Irmãos, de Milton Hatoum, e Eles Eram Muitos Cavalos, de Luiz Ruffato.
Ambos escritores já concederam entrevistas para o Livre Opinião – Ideias em Debate e você pode conferir abaixo os links para a página da conversa com os escritores, que comentaram sobre a carreira e a elaboração de seus romances.
Luiz Ruffato
Em entrevista para o Livre Opinião, Ruffato explicou o intuito de representar a cidade de São Paulo em seus livros: “Escrever sobre São Paulo foi uma espécie de pedágio que eu queria pagar para poder compreender um pouco o lugar onde eu estava vivendo”, assim como sua relação com a capital paulista: “Eu moro há 23 anos em São Paulo e a minha relação com a cidade também é de amor e ódio”. Ele destacou a importância do escritor em retratar, na literatura brasileira contemporânea, a camada social baixa: “descobri que essa camada baixa não estava sendo representada, então minha decisão foi no sentido político. Eu me dei como tarefa tentar representar a camada social baixa na literatura brasileira”. (Leia mais).
Milton Hatoum
Hatoum concedeu uma entrevista ao Livre Opinião – Ideias em Debate, onde falou sobre sua literatura, o romance e também sobre o Brasil e seu posicionamento em relação à corrida eleitoral de 2014 – Hatoum retirou, ainda no primeiro turno, seu apoio à então candidata Marina Silva. Ele também falou sobre a adaptação de seu romance Dois irmãos para a TV, que tem previsão de estreia para 2015. (Leia mais).