Em pesquisa, “Eles eram muitos cavalos” e “Dois Irmãos” são consideradas as obras mais emblemáticas dos últimos 20 anos

dois

O Cândido – Jornal da Biblioteca Pública do Paraná fez uma excelente pesquisa sobre quais foram os livros nacionais mais emblemáticos dos últimos 20 anos. Diversos professores acadêmicos da área e escritores foram procurados para darem o aval. Os livros mais citados foram Dois Irmãos, de Milton Hatoum, e Eles Eram Muitos Cavalos, de Luiz Ruffato.

Ambos escritores já concederam entrevistas para o Livre Opinião – Ideias em Debate e você pode conferir abaixo os links para a página da conversa com os escritores, que comentaram sobre a carreira e a elaboração de seus romances.

img_9189Luiz Ruffato

Em entrevista para o Livre Opinião, Ruffato explicou o intuito de representar a cidade de São Paulo em seus livros: “Escrever sobre São Paulo foi uma espécie de pedágio que eu queria pagar para poder compreender um pouco o lugar onde eu estava vivendo”, assim como sua relação com a capital paulista: “Eu moro há 23 anos  em São Paulo e a minha relação com a cidade também é de amor e ódio”. Ele destacou a importância do escritor em retratar, na literatura brasileira contemporânea, a camada social baixa: “descobri que essa camada baixa não estava sendo representada, então minha decisão foi no sentido político. Eu me dei como tarefa tentar representar a camada social baixa na literatura brasileira”. (Leia mais).

 

milton_hatoumMilton Hatoum

Hatoum concedeu uma entrevista ao Livre Opinião – Ideias em Debate, onde falou sobre sua literatura, o romance e também sobre o Brasil e seu posicionamento em relação à corrida eleitoral de 2014 – Hatoum retirou, ainda no primeiro turno, seu apoio à então candidata Marina Silva. Ele também falou sobre a adaptação de seu romance Dois irmãos para a TV, que tem previsão de estreia para 2015. (Leia mais).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s