Homenagear artistas e instituições culturais com trabalho destacado ao longo do ano é uma das formas pelas quais o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, reconhece a vitalidade da produção artística paulista e contribui para sua contínua evolução.
Este é o objetivo do Prêmio Governador do Estado para a Cultura, que selecionará por meio de júris especializados e do voto popular as personalidades e entidades que marcaram o ano de 2014.
Contemplando as modalidades Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Música, Teatro, Inclusão Cultural, Instituição Cultural e Mecenato – além de um prêmio especial para o grande Destaque Cultural do ano – o Prêmio Governador é atualmente a maior premiação paga por um governo estadual brasileiro em reconhecimento à produção cultural local.
O poeta e agitador cultural, Marco Pezão, é um dos finalistas na categoria Territórios Culturais. Inclusive o Livre Opinião – Ideias em Debate entrevistou o poeta, que falou como foi o primeiro contato com a literatura, assim como a criação, com o poeta Sergio Vaz, do Sarau da Cooperifa.
No entanto, mais importante do que o valor oferecido, o Prêmio traz mais um canal de diálogo com a classe artística, assim como o importantíssimo envolvimento da população na escolha dos profissionais a serem agraciados, num evento eclético e democrático como é a produção cultural paulista.
Veja os finalistas e vote!
FONTE: Secretria da Cultura do Estado de São Paulo