70 anos de Bob Marley: cinco canções da lenda do reggae

 Bob Marley (Foto: Echoes/Redferns)

Bob Marley (Foto: Echoes/Redferns)

“Won’t you help to sing / These song of freedom?”, estes versos da clássica Redemption Song demonstram o quanto Bob Marley clamou por paz em suas canções. Se estivesse vivo, o músico jamaicano completaria, nesta sexta-feira, 70 anos.

Marley foi o compositor e cantor que mais propagou o reggae, assim como as doutrinas do movimento religioso rastafari, que tem como princípios a paz, irmandade, resistência e liberdade. Nota-se essas ideologias do movimento nas letras de Bob, cantando a paz universal e a liberdade de expressão. Outro aspecto nas composições de Marley é a crítica social e a opressão às classes mais baixas da Jamaica, mas que também dialogam com o mundo.

Com The Wailing Wailers (1962), Bob Marley estreou na música, tendo à frente a inseparável banda The Wailers, criada em 1962, onde também fez parte o cantor Peter Tosh. Mas foi com Catch a Fire (1973) que Bob e banda conquistaram o mundo. Concrete Jungle foi bradada na época. Durante a carreira, Bob Marley e The Wailers lançaram outros clássicos discos: Exodus, Kaya e Survival, além das consagradas canções Is This Love, One Love, Could You Be Loved, No Woman No Cry, Three Little Birds, a já citada Redemption Song, entre outras que transformaram o gênero e influenciaram diversas bandas, o Brasil é um dos países mais adeptos ao reggae.

Bob Marley, assim como Elvis Presley e John Lennon, é considerado um mítico da música. O cantor faleceu em 11 de maio de 1981, aos 36 anos, por complicações de um câncer que combatia desde 1980.

Em homenagem à lenda do reggae, o Livre Opinião selecionou cinco músicas marcantes do cantor. Ouça;

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Redemption Song

Is This Love

Could You Be Loved

Concrete Jungle

No Woman No Cry

Bonus Track

Último show de Bob Marley foi em Pittsburgh, na  Pensilvânia (EUA), antes da luta contra o câncer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s