Projeto “Quando nasce um bebê, nasce uma mãe 2015” no Sesc-São Carlos

11051502_1582138015377275_95771539_n

FOTO: Danielle Felicori

A 2ª edição do projeto “Quando nasce um bebê, nasce uma mãe” apresenta uma programação diversificada sobre a primeira infância, entendendo que a maternidade e paternidade conscientes contribuem para o desenvolvimento saudável da criança em suas diversas dimensões.

Encontros com especialistas, práticas corporais para gestantes e atividades artísticas para bebês contemplam três eixos programáticos: o gestar, o parir e o cuidar.

Num contexto como o brasileiro, em que várias gerações de mulheres cresceram aprendendo a ter medo do parto, o movimento do parto natural humanizado está se fortalecendo. Mas o que é afinal o parto humanizado? Ele está disponível a todas as gestantes de baixo risco. Quais os maiores dilemas e quais direitos devem ser garantidos?

11047267_1582138012043942_41670257_n

FOTO: Marina Maldonado

Na história da assistência ao parto, as mulheres sempre foram ajudadas por outras mulheres a terem seus bebês. No último século, com o advento da mudança do parto para um contexto hospitalar e a transformação do evento fisiológico em um evento médico, as mulheres passaram a delegar seus corpos, seus saberes e suas decisões aos profissionais e, na maior parte das vezes, homens. Tais mudanças trouxeram consigo a perda da autonomia da mulher em suas vidas reprodutivas cujo questionamento e mudança está acontecendo nos últimos anos com a revalorização do parto, reconduzindo a mulher como o centro deste processo.

Por isso, trata-se de um tema relevante, sobretudo para se questionar o que passou a ser a celebração do Dia Internacional da Mulher, marcado por interesses mercadológicos, consumistas, de produtos considerados “femininos”, quando na realidade deveria ser uma data marcada pela luta, resistência e militância das mulheres que fizeram história em busca de seus direitos.

Nesse sentido o projeto Quando nasce um bebê, nasce uma mãe pretende refletir sobre as mudanças que acontecem quando da chegada de uma criança em uma família.

O Sesc realiza o projeto Quando nasce um bebê, nasce uma mãe, que acontece de 12 a 29 de março. Os eixos temáticos da edição 2015 são o Gestar, o Parir e o Cuidar.

Na abertura do projeto o destaque é a palestra de abertura “Assistência ao parto no Brasil: desafios e possibilidades” e será o momento de falar sobre isso com duas autoridades no assunto: Ricardo Jones e Raquel Marques.

11072779_1582138018710608_204501540_n

FOTO: Tatiana Santiago

A Artemis, organização social que visa a promoção da autonomia feminina e erradicação da violência contra a mulher, é uma importante articuladora de ações para a defesa dos direitos das mulheres, formação de opinião pública e proposição de políticas públicas voltadas a essa temática. Com a bagagem da Artemis também compartilharemos ideias e recursos possíveis para conseguir um parto respeitoso e seguro para todas as mulheres.

Ricardo Jones, médico ginecologista, obstetra e homeopata Médico obstetra, ginecologista e homeopata. Faz parte do colegiado nacional da ReHuNa – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento. Autor de diversas publicações nacionais e internacionais e dos livros “Memórias de um Homem de Vidro – Reminiscências de um Obstetra Humanista” e “Entre as Orelhas – Histórias de Parto”.

Confira a programação completa

11063281_1582152528709157_1239338891_n

 

Assistência ao parto no Brasil: desafios e possibilidades

Com Ricardo Jones, médico ginecologista, obstetra e homeopata e Raquel Marques, mestre em saúde pública, fundadora da Ong Artemis (aceleradora social focada na promoção da igualdade de gêneros)

Num contexto como o brasileiro, em que várias gerações de mulheres cresceram aprendendo a ter medo do parto, o movimento do parto natural humanizado está se fortalecendo. Mas o que é, afinal, o parto natural humanizado? Ele está disponível a todas as gestantes de baixo risco. Venha conferir.

Dia 12, quinta, das 19h às 21h.

Teatro.

 

Dança Materna e Banho de balde

Com Tatiana Tardiolli, bailarina, coreógrafa e preparadora corporal.

Atividade de dança conduzida para embalar mães, pais e cuidadores dos bebês, finalizada com uma massagem e um refrescante banho de balde nos pequenos. O banho de balde remete ao aconchego no útero em função do formato do balde e da imersão em meio líquido.

São bem vindos mães, pais, bebês de colo e engatinhantes.

Dia 13, sexta, das 15h às 17h30.

Sala de Atividades Corporais. Vagas Limitadas.

É indicado o uso de carregadores, sling wrap, de argola ou outros. Cada participante deve trazer um balde de volume entre 15 a 20 litros.

Lançamento de livro

Filhos da Primavera: Histórias de parto

Com Camila Capacle, cientista social, ativista no Movimento pela Humanização do Parto e organizadora do livro.

O livro reúne diferentes histórias de nascimento, retratando a busca pelo respeito às mulheres e aos bebês. Um convite para esclarecer mitos que geram medo e ansiedade em torno do nascimento.

Dia 13, sexta, às 19h.

Convivência.

Dança Materna e Eutonia para Gestantes

Com Tatiana Tardioli, bailarina, coreógrafa e preparadora corporal e Gabriela Bal, eutonista.

A Dança Materna traz ao bebê e à mãe uma experiência de relaxamento e alegria. A Eutonia é uma prática corporal que será vivenciada por meio de exercícios objetivos e poéticos. Esta vivência desperta para a consciência do movimento e do corpo no período gestacional.

Dia 14, sábado, das 15h às 18h.

Sala de Atividades Corporais. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Atividade exclusiva para gestantes e casais grávidos.

Casulos: circuito aéreo para crianças

Com Tatiana Santiago, artista plástica e circense.

Trazer para os pequenos o livre brincar baseado na modalidade circense de tecidos ancorados: um convite para balançar, girar, subir, descer, relaxar, esconder-se ou ainda para fantasiar transformações e o que mais quiserem.

Resistentes, os casulos servem também como rede para as mamães com bebês no colo ou como aconchegante lugar de descanso e balancinho para os pequeninos.

Dias 14 e 15, sábado, das 15h às 17h e domingo, das 10h às 13h.

Galpão.

Práticas Corporais para Gestantes

Com Patrícia de Campos Tatiyama, Instrutora de atividades físicas do Sesc São Caetano e educadora perinatal.

Nesta vivência prática que se dividirá em dois momentos, um em sala e outro na piscina, o objetivo será apresentar para as gestantes possibilidades de atividades físicas bem como adaptações necessárias para movimentar o corpo, respeitar seus novos limites e conhecer novas sensações, incentivando, assim, uma gestação e um pós-parto ativos.

Dia 15, domingo, das 10h às 12h.

Sala de Atividades Corporais e Piscina Aquecida. Vagas Limitadas.

Indicado para gestantes, casais grávidos. É necessário trazer traje de banho, touca e cadeado para uso do armário do vestiário.

Os direitos das gestantes e dos pais

Com Mariana Azevedo, socióloga, coordenadora do Instituto Papai (Recife-PE) e Janaina Basílio, advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB São Carlos

Você sabe quais são os direitos das gestantes? Hoje, o pai pode participar do pré-natal e do parto, mas nem sempre foi assim. Que barreiras ainda existem? A licença paternidade de 5 dias é suficiente para promover o vínculo afetivo entre pais e filhos? Um convite para refletir sobre esses temas.

Dia 17, terça, das 19h às 21h.

Sala Multiuso. Vagas Limitadas.

Quando nasce um bebê, nasce também um pai

Com Dr. Marcus Renato de Carvalho, pediatra, professor da UFRJ, gestor do portal Aleitamento.com.

Encontro para refletir sobre o papel do pai durante a gestação, parto e pós-parto e, ainda, sobre como ele pode ser um grande parceiro no sucesso da amamentação e na nova vida da mulher e mãe.

Dia 18, quarta, às 19h.

Teatro.

Contação LaLoba

Solo de Juliana Bazanelli

Inspirado no livro Mulheres que correm com os lobos, da autora Clarissa Pinkola Estés, o espetáculo intimista convida para um encontro com a Alma Feminina: livre, libertadora e fértil.

Dia 20, sexta, às 20h.

Sala de Atividades Corporais. Vagas Limitadas. Classificação 14 anos. Indicado para gestantes, mulheres com desejo de engravidar e interessados no universo feminino. Inscrições na Central de Atendimento.

Círculo de Mulheres Contemporâneas: Um Espaço Sagrado para nutrir, gestar e parir

Com Soraya Mariani, psicóloga junguiana, arte terapeuta, mediadora de Círculos de Mulheres

O encontro promove o despertar intuitivo e criativo para antigos mistérios femininos, que podem ser integrados à vida cotidiana contemporânea.

Dia 22, domingo, 10h às 13h. Teatro. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

Atividade exclusiva para mulheres, recomendado para gestantes e mulheres com desejo de engravidar. Inscrições na Central de Atendimento.

Nascimento em São Carlos: 5 anos depois do GAPN – Grupo de Apoio ao Parto Natural

Com Tatiana Nagliati e Vânia Bezerra, psicólogas, doulas, educadoras perinatais; Carla Polido, obstetra, e Jamile Bussadori enfermeira obstetra, ambas professoras da UFSCar

Há 5 anos, um grupo de mulheres de São Carlos interessadas no tema maternidade passou a promover discussões sobre o parto natural humanizado. Informações corretas foram difundidas e depoimentos de partos começaram a aparecer com maior frequência. E assim as informações continuaram circulando. O que mudou no atendimento aos partos em São Carlos 5 anos depois?

Dia 24, terça, das 19h às 21h.

Galpão.

Preparando a chegada do bebê

Com Vânia Bezerra e Tatiana Nagliati, psicólogas e doulas, atuantes em São Carlos há mais de 8 anos.

Curso de preparação para o parto que irá esclarecer dúvidas e encorajar as gestantes e seus parceiros a se preparar para cada fase da gestação e do trabalho de parto.

Dia 25, quarta, das 19h às 21h.

Sala de Atividades Corporais. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Atividade exclusiva para casais grávidos e gestantes.

Ciranda materna: a vida no pós-parto

Com Eleonora Moraes, psicóloga, doula, Despertar do parto (Ribeirão Preto), atuando em cursos de formação de doulas e Erika Tejima, fisioterapeuta na área de ginecologia e obstetrícia, doula de pré-parto, parto e pós parto.

Roda de mulheres que estão vivendo o pós-parto, as chamadas puérperas, para compartilhar experiências e dificuldades relacionadas a parto, amamentação e criação com apego.

É indicado o uso de carregadores, sling wrap, de argola ou outros para prática de dança.

Dia 26, quinta, das 14h às 16h.

Quintal. Inscrições no local da atividade.

Hipnose e nascimento: Hypnobirthing

Com Lúcia Desideri Junqueira, fisioterapeuta, doula e instrutora do método Hypnobirthing – The Mongan Method

Método desenvolvido para lembrar a simplicidade do parto, no qual, sem medos ou intervenções indevidas, naturalmente, o corpo da mulher e do seu bebê sabem exatamente o que fazer. Pela prática de algumas técnicas simples e prazerosas de realizar (relaxamento, visualização e respiração), a gestante e seu acompanhante se preparam para viver o nascimento de seus filhos de uma forma tranquila, suave, gentil e amorosa.

Dia 29, domingo, das 10h às 12h.

Sala de Atividades Corporais. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

No meu colo: uso do sling e carregadores de bebês

Com Coletivo Mulher Barriguda, grupo de mães que apoia a maternidade consciente e com apego.

Encontro de mães e gestantes para conhecer e experimentar diversos tipos de carregadores de bebês. Uma oportunidade de esclarecer dúvidas e refletir sobre a importância do uso de carregadores para intensificar o contato e afeto com o bebê e reduzir as cólicas e o choro excessivo, com base na teoria da Exterogestação e da proposta da Criação com Apego. Será que colo demais deixa a criança “mal acostumada”?

Dia 29, domingo, às 10h.

Espaço de Brincar. É indicado o uso de carregadores, sling wrap, de argola ou outros.

MÚSICA

A musicalidade nasce com a criança e podemos fortalecer essa habilidade por meio de

um ambiente protegido de ruídos e de um repertório musical saudável. Nessas

atividades serão apresentadas músicas e sons para que os bebês desfrutem na

companhia de seus pais de momentos de encantamento.

Atenção para classificação de cada atividade.

Música para embalar e brincar

Com Sandra Oakh, cantora, atriz e educadora e Ramiro Marques, músico e arranjador.

Um momento para se divertir com canções próprias à primeiríssima infância como brincos e acalantos.

Dia 21, sábado, 10h (sessão 1), 14h (sessão 2), 15h (sessão 3).

Sala de Atividades Corporais. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

As sessões são divididas de acordo com a faixa etária da criança, que deve ser acompanhada por no máximo 2 adultos. Sessão 1: de 0 a 1 ano, Sessão 2: de 1 a 2 anos, Sessão 3: de 2 a 3 anos.

 

Vamos ouvir música?

Com Aline Romeiro e Wlad Mattos, músicos e educadores

Uma atividade de escuta musical compartilhada entre pais e filhos. Uma oportunidade de compreender – na prática – os critérios e cuidados para reproduzir CDs de músicas para bebês.

Dia 22, domingo, 10h (sessão 1), 14h (sessão 2).

Sala de Atividades Corporais. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. 0 a 6 anos.

Caixinha de Música

Com Aline Romeiro e Wlad Mattos, músicos e educadores

Vivenciar a música por instrumentos e brinquedos musicais e outros objetos sonoros para criar um ‘mini concerto interativo’ entre pais e filhos.

Dia 22, domingo, às 11h (sessão 1) e às 15h (sessão 2).

Sala de Atividades Corporais. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. 0 a 6 anos.

Nasce uma mãe

Com Isadora Canto

O espetáculo é uma homenagem a uma figura muito especial na vida de todos, a mãe, e busca fortificar os laços familiares por meio de uma música que emociona e diverte. Uma apresentação lúdica, que canta e revive momentos preciosos da relação de mãe e filho e de toda a família.

Dia 28, sábado, às 16h.

Convivência Externa. Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s