Encontros Investigativos: “Pequeno Inventário Acrobático”

5c094e6a-a2bd-48fd-b56c-4dbe81884ba1

Durante os meses de março e abril de 2015, o Sesc de São Carlos realizará uma série de leituras e conversas sobre o projeto “Pequeno Inventário Acrobático” da artista Thereza Salazar,  a partir de conceitos da psicanálise e de produções literárias e visuais. Confira a programação:

Quartas, 19h. A partir de 18 anos.

GRÁTIS. Sala multiuso e Teatro.

11/3 | Literatura e Psicanálise como espelhos dos desenhos de Thereza Salazar

Onde as artes visuais e o texto literário se tocam?

Este encontro propõe uma aproximação das obras de Thereza Salazar por meio da sensibilização da palavra literária. O ler nas entrelinhas, necessário ao contato com o texto literário, empresta seus aparelhos de sondagem para esta visita. O que há na sombra da palavra? O que é possível se escrever sobre as imagens?

Ana Lívia Castro é educadora, contadora de estórias, mestranda em literatura e psicanálise pela Universidade Federal de São Carlos e estudante de psicanálise do Instituto de Psicanálise Lacaniana IPLA São Paulo. É integrante do coletivo A filha do Capeleiro.

18/3 | A sombra e o invisível

Há outros ditados que trazem um sentido semelhante ao de “nem tanto o céu, nem tanto a terra”. Será possível caminhar em tal lugar?

Partindo da apreciação do projeto “Pequeno Inventário Acrobático” de Thereza Salazar, serão ofertados ao grupo textos, imagens e material para criarmos nosso próprio inventário e, com sorte, descobrirmos o que há nas sombras.

Breno Carneiro de Menezes é bacharel em gravura e licenciado em educação artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, mestre em psicologia clínica pela PUC-SP. Mora em São Carlos. Trabalha com terapia e educação: usa a arte como instrumento.

25/3 | Os estranhos corpos revelados em Pequeno Inventário Acrobático

O corpo nas obras de Thereza Salazar é recortado, estilhaçado, fundido e contorcido, causando interesse e estranhamento. O que nos seduz diante destas imagens? O que pensar sobre o corpo na contemporaneidade a partir do encontro com suas sombras? O que as silhuetas de Thereza Salazar podem nos revelar sobre os nossos próprios corpos?

Fabiola Ramon é psicanalista clínica, mestre pela FMRP-USP, professora do Curso Fundamentos em Freud e Lacan do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte e Psicanálise do Clin-a e do Instituto Figueiredo Ferraz de Ribeirão Preto.

1/4 | O educar à sombra das imagens contemporâneas

A arte pode suscitar uma reescritura no modo de satisfação dentro das relações escolares? Qual é a sombra do que se ensina e que se aprende nos modelos escolares contemporâneos? As imagens recriadas pela artista Thereza Salazar tornam-se um recurso valioso para pensar em algumas questões que permeiam a realidade cotidiana das salas de aula.

Betina Matarazzo é psicóloga, psicanalista clínica e mestre pela FFCLRP- USP.

8/4 | Olhares e leituras oferecidos à Thereza Salazar

Neste encontro, os profissionais que emprestaram suas lentes às possíveis leituras e aproximações dos trabalhos reunidos no projeto “Pequeno Inventário Acrobático”, convidam Thereza Salazar para um bate-papo aberto sobre sua obra.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s