Cultura Brasileira ocupa os espaços históricos da Casa das Caldeiras no evento Calefação Tropicaos

unnamed (2)

Com sua imponente e histórica arquitetura, a Casa das Caldeiras promove arte de forma democrática, e permite, através de editais de ocupação artística e eventos de produtores independentes, uma ocupação diversificada do espaço por parte dos artistas e da própria comunidade. No próximo domingo, a Associação abre suas portas para o evento Calefação Tropicaos, que faz parte da programação do TODODOMINGO MUSICAL EM SÃO PAULO

UM TERRENO FÉRTIL PARA A PRODUÇÃO ARTÍSTICA

Eleita como melhor clube de São Paulo, pelo Guia Folha, em 2014, a Casa das Caldeiras, bastante conhecida pelo grande público por sua incrível obra arquitetônica, agita os domingos paulistanos com muita diversidade e alegria com a programação do projeto TODODOMINGO MUSICAL EM SP, que vem anualmente se consolidando como um dos projetos mais democráticos de São Paulo, promovendo ações culturais, aproximando e socializando artistas e processos criativos com o público.

Com foco na produção independente, a mostra tem o objetivo de celebrar eventos dominicais, direcionados para uma ocupação musical recheada de performances e apresentações ao vivo. Além das apresentações musicais de diversos coletivos, o projeto prevê a realização de outras atividades das mais diferentes vertentes artísticas, além de oficinas infanto-juvenis para crianças convidadas do público, dos coletivos e das ONGs já parceiras do projeto cultural das Caldeiras.

“O objetivo do projeto é estimular o diálogo entre diversas propostas culturais da cidade que tem em comum a música como principal elemento, através do incentivo à produção e criação artística, valorização do processo, inclusão social e lazer com conteúdo. Tudo isso, através de uma programação que ocupa o espaço histórico, de diferentes formas, tomando conhecimento de uma arquitetura única e de um patrimônio que é tombado” – explica Joel Borges, responsável pelo projeto cultural da Casa das Caldeiras ‘TODODOMINGO & OBRAS EM CONSTRUÇÃO – Programa de residências artísticas e de pesquisa’.

Com as últimas edições, o TODODOMINGO MUSICAL EM SP conquistou forte relação e envolvimento do público, que passou a ocupar não só a área principal da Casa das Caldeiras, mas também o jardim, o túnel e outros espaços, chegando a atingir a lotação total da Casa, que possui capacidade para 1200 pessoas.  O público estimado por domingo, é de 5000 pessoas, que vão se alternando de acordo com as atividades.

Os administradores da Casa das Caldeiras, acreditam que essa ocupação natural, por parte do público, enriqueceu o programa, que agora conta com um jardim, que trouxe, por exemplo, reggae ao ar livre; um túnel que recebe diferentes intervenções e performances, além de todo o movimento artístico que acontece no salão principal, pistas e demais espaços.

A diretora Karina Saccomano, explica: “A Casa é cheia de simbolismos que os grupos acabam incorporando no processo e nós valorizamos muito isso. Gostamos de trabalhar com valores e com coisas que sejam verdadeiras, e que acima de tudo permaneçam. Física e culturalmente, podemos dizer que hoje, a Casa das Caldeiras é um local de resistência. Valorizamos a memória e a história.”

O TODODOMINGO MUSICAL EM SP é um programa realizado com o apoio do PROAC/2014 (Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo), e da empresa Grupo Petrópolis.

unnamed (1)

PARA ROTEIRO

No próximo domingo, dia 29 de março, das 16h às 22h, a Casa das Caldeiras abre suas portas e recebe a Calefação Tropicaos, um evento de cultura brasileira que envolve artes visuais, música, bazar, gastronomia e exposições. O evento ocupa mais uma vez os espaços históricos da Casa das Caldeiras, dentro do programa cultural TODODOMINGO MUSICAL EM SP.

Entrada gratuita – Censura Livre – Não possui estacionamento no local

PROGRAMAÇÃO – 29 de março

RUÍDOS PULSATIVOS (música)
– PITA De SUY (Calefação Tropicaos)
– JJOÃO PAES (Festa MEL)
– SAMBA DO SOL – É samba de raiz sem fronteiras, propondo a difusão do samba e a interação entre o antigo e o contemporâneo através de Rodas de Samba, DJs e exposições. Show do Conjunto Garoando, que inclui em seu repertório AfroSambas de Vinícius de Moraes e Baden Powell, Clara Nunes, sambas enredo, sambas tradicionais e partido alto.
– ABUD MUTTAZ (Calefação/Beatwise)
– BRAZÍLIA TEIMOSA Dejotas & convidados : J. PIMENTA + D.MAGRONES + P MOOCADO (Pratododia) + ALAN FERES (Fatiado Discos)

 OLHAR COLÍRICO (exposição / fotografia)
– Yves Tadeu (Foto Digital em Lambe )
– Tuane Eggers (Fotografia digital e analógica em Tecido)

CINEMA TRANSCENDENTAL (exibição / cinema e vídeo)
– Filmes Nacionais clássicos e independentes (envie o seu!)
GELÉIA GERAL (gastronomia vegetariana)
– Comidinhas pra segurar o ritmo e Lariquinhas por puro de-leite.

BAZAR LA MUCHACHA  – o melhor do faça-você-mesmo de moda, acessórios e arte!
FEIRA GRÁFICA

 

A programação do TODODOMINGO, inclui um evento diferente a cada domingo como o Festival Órbita, AfroBrasilidades, For Fun Party, Samba Rock Plural, Festival Expresso Jazz São Paulo, Encrespa Geral, PIB-Produto Instrumental Bruto, Calefação Tropicaos, Caldeirão do Negão ( em parceria como Instituto Feira Preta), entre muitos outros.

Para mais informações e confirmação da programação mensal, acesse a página do facebook: www.facebook.com/casadascaldeiras ou o site casadascaldeiras.com.br/blog.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

RESISTÊNCIA CULTURAL E DIVERSIDADE

Quem caminha ou passa pela Avenida Francisco Matarazzo (Água Branca), e observa o seu entorno, se depara com uma antiga construção fabril, de alvenaria de tijolos, que foi construída em 1920, para servir como geradora de energia às antigas Indústrias Matarazzo. O que muitas pessoas nem imaginam, é que esse espaço foi tombado em 1986 pelo CONDEPHAAT como patrimônio histórico da cidade de São Paulo, restaurado e revitalizado em 1999, e hoje é palco e residência de artistas das mais diferentes vertentes, que o utilizam como fonte de inspiração, meio de produção, local de criação e apresentação.

Com suas três chaminés de mais 30 metros de altura e suas caldeiras remanescentes, a Casa das Caldeiras hoje borbulha arte e cultura e por si só, já atrai o grande público, que durante suas atividades pode desbravar essa arquitetura única e tão convidativa. Um espaço de valorização do patrimônio e memória, que hoje vive em constante ocupação artística, em meio aos gigantes empreendimentos imobiliários que tomaram conta daquela região nos últimos tempos.

A Associação Cultural Casa das Caldeiras (ACCC), que foi criada em 2005 nesse espaço, é uma organização da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de ocupação artística e cultural, pautados no desenvolvimento humano, no exercício da cidadania e na valorização do patrimônio. A ACCC vem instigando muitos artistas e acolhendo-os, através de seus diversos programas e editais que atuam em algumas frentes distintas, valorizando sempre os processos e produzindo novas perspectivas de atuação e protagonismo sócio-cultural para a cidade e o país. Em cooperação com diversas estruturas como organizações públicas e privadas, ONGs e produtores culturais, instâncias políticas internacionais e consulares, a ACCC trabalha em rede e desenvolve seus projetos conjuntamente com seus parceiros para valorizar e divulgar as diferentes formas de expressão, convidando a comunidade e oferecendo arte gratuita.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL CASA DAS CALDEIRAS: Espaço de dinâmicas artísticas e culturais

Avenida Francisco Matarazzo 2000 Água Branca – CEP: 05001-200 São Paulo SP

TEL: 3873-6696 // cultural@casadascaldeiras.com.br/blog

Contato Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini // Cel: 9 9568-8773 // lucigandelini@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s