Associação Vigiai realiza Espaço Filosófico neste sábado

No primeiro Espaço Filosófico em 2015, será abordado o tema “DEUS NA MUDANÇA DE ÉPOCA”. A vida tem sentido ou é absurda? Se sim, qual o sentido de Deus? Que mudanças a modernidade provocou nessa questão? Como pensar as manifestações religiosas contemporâneas? São positivas ou negativas?

O palestrante convidado, Alex Villas Boas, é pós-doutorando em Teologia. Professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Aveiro (Portugal). Pesquisa na área de antropologia teológica, especificamente no diálogo entre Teologia e Literatura. Editor da Revista Brasileira de Teologias e Literaturas – Teoliteraria (www.teoliteraria.com). O espaço filosofico será neste sábado, às 19h.

ASSOCIAÇÃO VIGIAI – A Associação Vigiai foi fundada em 2013 com o objetivo de trabalhar em vista da formação integral dos jovens, oferecendo atividades que promovam sua vida espiritual, intelectual e até mesmo profissional.

Alguns membros do Grupo de Jovens Shekynah, grupo ligado à Paróquia São Nicolau de Flüe, da cidade de São Carlos, perceberam com o tempo que o trabalho com a juventude não é tão simples quanto parece e requer muito empenho e formação adequada.

As companhias, os lugares frequentados e as atividades de que participam são determinantes no desenvolvimento dos adolescentes, e vários deles se vêem sem muitas opções.

Diante de tudo isso, iniciaram essa obra, desejosos de que ela se torne porto seguro aos jovens que buscam instrumentos para a construção de uma sociedade mais justa e terna.

O presidente da Associação Vigiai, Elói B. Doltrário, conversou com o Livre Opinião – Ideias em Debate sobre o Espaço Filosófico.

LOID – Qual o objetivo da Associação Vigiai?

Elói B. Doltrário – Nós somos uma instituição de jovens leigos que tem como objetivo auxiliar outros jovens no seu crescimento intelectual e espiritual. Nos originamos dentro da Igreja Católica mas desejamos estar em constante diálogo com as demais denominações atuantes em nossa cidade e com a sociedade em geral.

Quais atividades são oferecidas na Associação?

Estamos completando 1 ano de casa. Em meados de 2014, entramos na nossa atual sede e ela já foi palco de vários cineclubes, estudos bíblicos, oficinas, cursos e espaços filosóficos. Cada uma das atividades visa um determinado público, mas a maior parte da nossa programação está voltada aos líderes de movimentos juvenis, que participam para formarem-se melhores agentes e aprofundarem-se nos conhecimentos necessários à efetiva construção de uma sociedade mais justa e terna.

Quem pode participar?

Nossa programação é aberta a todos os públicos. Infelizmente, ainda não dispomos dos recursos para que todas sejam gratuitas, mas estamos batalhando para que todas as nossas ações sejam cada vez mais acessíveis.

A Associação criou o Espaço Filosófico para debates. Pretendem fazer mais conversas filosóficas? E qual linha filosófica a Associação segue? Conte um pouco sobre a palestra deste sábado.

O Espaço Filosófico é uma das nossas principais atividades. Tem tudo para estar sempre presente em nossa programação e desejamos nos superar a cada edição. Os temas elencados procuram responder aos conflitos que vivemos, promovendo reflexão sobre as realidades mais “incômodas” do nosso cotidiano. No segundo semestre de 2014, nosso primeiro Espaço Filosófico abordou as relações entre fé e política, e agora, envoltos em tantos episódios de fundamentalismo religioso, abordaremos o tema “Deus na mudança de época”. Que mudanças a modernidade fomentou nessa questão? Como pensar as manifestações religiosas contemporâneas? Essas são nossas principais provocações e nosso convidado, Prof. Dr. Alex Villas Boas, vai nos ajudar nesse itinerário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s