Música Instrumental ocupa a Casa das Caldeiras com o Festival PIB – Produto Instrumental Bruto

unnamedDesde 2009, a Casa das Caldeiras recebe o Festival PIB – Produto Instrumental Bruto, que tem como objetivo expor o panorama atual da música instrumental brasileira, promovendo a cultura desse estilo e explorando todas as suas vertentes. O projeto chega a sua sexta edição, com 208 artistas inscritos de todo o país. Parte dos artistas selecionados, se apresenta no próximo domingo na Casa das Caldeiras, dentro da programação do TODODOMINGO MUSICAL EM SÃO PAULO.

 UMA FÁBRICA MOVIDA A CRIATIVIDADE

Entre os diversos projetos em andamento que borbulham cultura dentro dessa antiga fábrica de 1920, chamada Casa das Caldeiras, está o TODODOMINGO MUSICAL EM SP, que vem anualmente se consolidando como um dos projetos mais democráticos da cidade, possibilitando a produtores independentes, realizar seus eventos e ocupar esse espaço de diferentes formas.

Cerca de vinte e cinco coletivos se revezam dentro da programação do TODODOMINGO. Essa mostra celebra eventos, direcionados para uma ocupação artística recheada de performances, apresentações ao vivo e outras atividades, direcionadas para o público de todas as idades.

“O objetivo do projeto é estimular o diálogo entre diversas propostas culturais da cidade que tem em comum a música como principal elemento, através do incentivo à produção e criação artística, valorização do processo, inclusão social e lazer com conteúdo. Tudo isso, através de uma programação que ocupa o espaço histórico, de diferentes formas, tomando conhecimento de uma arquitetura única e de um patrimônio que é tombado” – explica Joel Borges, responsável pelo projeto cultural da Casa das Caldeiras ‘TODODOMINGO & OBRAS EM CONSTRUÇÃO – Programa de residências artísticas e de pesquisa’.

É dessa forma que Casa das Caldeiras, eleita como melhor clube de São Paulo pelo Guia Folha, em 2014, abre suas portas para receber artistas independentes, permitindo, acima de tudo, que cada um deixe suas próprias marcas nesse espaço único, que hoje vive em um constante movimento de resistência cultural, em meio aos grandes empreendimentos imobiliários de alto padrão que tomaram conta da região.

A diretora Karina Saccomano, explica: “A Casa é cheia de simbolismos que os grupos acabam incorporando no processo e nós valorizamos muito isso. Gostamos de trabalhar com valores e com coisas que sejam verdadeiras, e que acima de tudo permaneçam. Física e culturalmente, podemos dizer que hoje, a Casa das Caldeiras é um local de resistência. Valorizamos a memória e a história.”

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No próximo domingo, as Caldeiras recebem novamente o Festival PIB- PRODUTO INSTRUMENTAL BRUTO, que traz um novo olhar para a música instrumental, fazendo um contraste entre o primitivo e o moderno, o bruto e o lapidado, a natureza e a cultura.

O PIB tem como objetivo a divulgação de projetos produzidos na atual música instrumental brasileira, considerando principalmente a diversidade de estilos musicais e o conceito artístico de vanguarda, que se esconde em cada uma das bandas da nova cena. O Festival se entende também como um momento de integração entre as bandas, estimulando a troca de contatos e futuras parcerias, formando com isso perspectivas para um novo público neste segmento e fortalecendo a cena da nova música instrumental.

Além dos shows, o projeto busca mostrar os diálogos possíveis da música instrumental com outras linguagens de arte e cultura.  Como fez em edições anteriores, oferecerá: oficinas, feira cultural, exposições de artes, instalações, intervenções de outras linguagens artísticas e culturais.

O Festival contará com uma exposição de arte, com curadoria conjunta com a artista Mariana Coggiola do Epicentro Cultural e apresentará os artistas: David Menezes Davox, Magno Borges & Guilherme Pinkalsky. Uma oficina de Percussão em sucata com o músico e oficineiro Loop B, também faz parte da programação. Para completar o domingo a Casa das Caldeiras  recebe uma apresentação de dança com a Cia  Hells Dance Corporation, apresentando um trecho do espetáculo HELL com produção da Jogo de Bola Produções.

A edição na Casa das Caldeiras, do Festival PIB – Produto Instrumental Bruto tem a realização da produtora Erativa Cultural e apoio da Associação Cultural Casa das Caldeiras, do Epicentro Cultural e da produtora Jogo de Bola Produções.

O TODODOMINGO MUSICAL EM SP é um programa realizado com o apoio do PROAC/2014 (Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo), e da empresa Grupo Petrópolis.

PARA ROTEIRO

Festival PIB – Produto Instrumental Bruto 2015

Data: 26 de abril de 2015 – das 16h as 22h. Shows começam pontualmente as 18h.

Abertura da casa às 16h. Entrada franca. O espaço não tem estacionamento próprio. Venha de bike.

16h – 18h – Oficina de Percussão em sucata com Loop B
16h – 22h – Feira Gastronômica e cultural
16h – 22h – Exposição de arte – Curadoria em conjunto com Mariana Coggiola (Epicentro Cultural) – artistas: David Menezes Davox, Magno Borges & Guilherme Pinkalsky.

18h45 – Apresentação de dança contemporanêa – Trecho do processo criativo do espetáculo Hell (Estréia Prevista para Julho/2015) Interpretes: Elenita Queiroz e Edson Calheiros

Shows: 18h as 22h.

18h – Boom Project (São Paulo / SP) http://boomprojectband.bandcamp.com/

19h – Camarones Orquestra Guitarrística (Natal / RN)  http://www.camarones.com.br/

20h – Horta Project (Brasília / DF)  www.hortaproject.com

21h – Skrotes (Florianópolis / SC)  http://www.skrotes.bandcamp.com/

Para mais informações e confirmação da programação mensal, acesse a página do facebook: www.facebook.com/casadascaldeiras ou o site casadascaldeiras.com.br/blog.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL CASA DAS CALDEIRAS: Espaço de dinâmicas artísticas e culturais

Avenida Francisco Matarazzo 2000 Água Branca – CEP: 05001-200 São Paulo SP

TEL: 3873-6696 // cultural@casadascaldeiras.com.br/blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s